Morreu ícone brasileiro da bossa nova João Gilberto
Era uma das lendas da bossa nova. O brasileiro João Gilberto, aos 88 anos, morreu este sábado no Rio de Janeiro
Era uma das lendas da bossa nova. O brasileiro João Gilberto, aos 88 anos, morreu este sábado no Rio de Janeiro
Expresso
Aos 88 anos, morreu João Gilberto. Era um dos principais rostos que estiveram na origem do bossa nova. O violão fez parte da sua vida. E fez com que fizesse parte da vida dos brasileiros e um pouco por todo o mundo.
"Chega de Saudade": foi este o primeiro álbum do baiano que terminou os seus dias no Rio de Janeiro, como confirmou o filho João Marcelo Gilberto num post nas redes sociais.
João Gilberto deixa mais dois filhos: Bebel e Luisa. A causa da morte não foi divulgada.
Ao seu lado no surgimento do bossa nova, João Gilberto contou com Tom Jobim e Vinicius de Moraes. E com a cantora Miúcha, sua ex-mulher, irmã de Chico Buarque, falecida no final do ano passado.
João Gilberto é visto, aliás, como um dos expoentes do movimento. O violão estava sempre ao seu lado, mas também era compositor e cantor.
O álbum Getz/Gilberto ou a música Hô-bá-lá-lá marcam a discografia de Gilberto.
O Globo lembra que, na última década, o ícone foi perdendo fulgor, com a música a perder peso face aos problemas que iam sendo revelados, como problemas financeiros e uma disputa entre os filhos. Nos últimos anos, era afastado do mundo que estava.
Este sábado têm sido muitos os músicos brasileiros, de Gal Costa a Daniela Mercury, a sublinhar a importância definitiva que João Gilberto teve nas suas carreiras.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt