Boris Johnson promete vacinar todos os adultos até 31 de julho
Reino Unido prevê que todos os adultos recebam pelo menos uma dose da vacina até ao final de julho. Até 15 de abril, todos os adultos com 50 ou mais anos, assim como os jovens com problemas de saúde, já devem ter recebido uma dose
Boris Johnson prometeu este sábado que todos os adultos no Reino Unido receberão a primeira dose da vacina contra o coronavírus até o final de julho. Numa altura em que mais de 17 milhões de pessoas já receberam vacinas no país, o primeiro ministro quer que o programa "vá mais longe e mais rápido", permitindo que os mais vulneráveis sejam protegidos "mais cedo" e tornando possível um aliviar antecipado de algumas medidas de desconfinamento.
A meta anterior do governo britânico era oferecer a todos os adultos a primeira dose até setembro, mas a disponibilização da vacina para todas as pessoas de grupos de risco de forma antecipada está a ser vista como crítica para reduzir o número de mortes e aliviar a pressão sobre o NHS, o sistema nacional de saúde britânico.
De acordo com as informações divulgadas este sábado, os novos planos significam que, até 15 de abril, todos os adultos com 50 ou mais anos, assim como os jovens com problemas de saúde, devem ter recebido uma vacina. Apesar das boas notícias, ainda persistem algumas dúvidas quanto à ordem de prioridade em que os menores de 50 anos receberão as doses.