Coronavírus

Graça Freitas infetada com covid-19

2 dezembro 2020 9:21

tiago petinga/lusa

Diretora-Geral da Saúde foi testada durante a noite de terça-feira depois de ter tido um contacto com um infetado

2 dezembro 2020 9:21

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, está infetada com covid-19. A responsável pela autoridade nacional de Saúde tem sintomas ligeiros e foi testada durante a noite de terça-feira, tendo o resultado sido positivo, depois de ter estado em contacto com um infetado. Para garantir a máxima rapidez, o laboratório de referência, o Instituto Ricardo Jorge, manteve uma equipa a trabalhar para garantir a total urgência na análise PCR.

A ministra da Saúde, Marta Temido, foi igualmente testada, tendo-se deslocado uma equipa ao seu domicílio. Ainda durante a madrugada, outro grupo de profissionais encarregado de testar altas individualidades viajou até Leiria para fazer a análise covid-19 ao secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Sales. O Expresso sabe ainda que os respetivos motoristas e família foram igualmente submetidos a teste para despistar uma eventual infeção pelo coronavírus pandémico. Aguardam-se os resultados e testes aos restantes contactos de alto risco.

Graça Freitas confirmou ao Expresso ter sido contagiada e garante estar somente com sintomas ligeiros. A Direção-Geral da Saúde (DGS) também já emitiu um comunicado a confirmar o teste positivo e o isolamento da diretora. A habitual conferência de imprensa sobre a pandemia, que deveria esta quarta-feira contar com a presença de Graça Freitas, foi cancelada.

"O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas", acrescenta a DGS.

Notícia atualizada às 9h35, com comunicado da DGS