Coronavírus

Covid-19. Mais mil ventiladores a caminho, anunciou secretário de Estado

Covid-19. Mais mil ventiladores a caminho, anunciou secretário de Estado
MIGUEL A. LOPES

A Portugal chegarão 500 esta semana e outros 500 depois da Páscoa. O país tem capacidade instalada para o diagnóstico de 11 mil testes/dia, afirmou António Sales. Já sobre eventuais novas orientações relativas ao uso de máscaras, Graça Freitas disse ser preciso "esperar"

Covid-19. Mais mil ventiladores a caminho, anunciou secretário de Estado

Mafalda Ganhão

Jornalista

O secretário de Estado da Saúde anunciou esta segunda-feira a chegada a Portugal de mais mil ventiladores, 500 dos quais já esta semana. Os outros 500 chegarão depois da Páscoa, disse António Sales, lembrando estar em causa um “equipamento crucial numa altura que aumenta o número de doentes em unidades de cuidados intensivos".

Das doações feitas por vários organismos, o governante referiu também que estão a ser entregues 144 ventiladores a hospitais de todo o país e de acordo com as necessidades.

Num outro balanço, o secretário de Estado referiu que Portugal realizou 110 mil testes de diagnóstico à covid-19 desde o dia 1 de março, acrescentando que a capacidade instalada para o diagnóstico é de 11 mil testes/dia: sete mil no sector público e quatro mil no privado.

Na conferência de imprensa diária para atualização de informação sobre a pandemia de covid-19, António Sales sublinhou que Portugal continua a aumentar o número de testes efetuados e precisou – em relação aos já efetuados - que 54% foram realizadas nos laboratórios públicos e 46% nos privados.

Concluiu dizendo que o país “tem uma testagem de cerca de 10.500 amostras processadas por milhão de habitantes o que está em linha e, em alguns casos, acima de países como a Suécia e Dinamarca e não muito longe da Itália".

Já a diretora-geral da Saúde, garantiu que “os testes têm estado a chegar onde eles são necessários”. “Se há assimetrias regionais, tem a ver com o mapa da distribuição da doença, que tem zonas mais afetadas e menos afetadas”, frisou Graça Freitas.

Orientações sobre uso de máscaras pendentes de pareceres

Sobre a utilização de máscaras, a diretora-geral voltou a afirmar que a DGS está alinhada com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo necessário esperar a análise dos pareceres pedidos para considerar qualquer alteração.

"O que estamos a fazer neste momento é uma análise dos pareceres, da evidência (prova) científica. Teremos que aguardar mais uns dias para podermos responder a isso", disse Graça Freitas após ter sido questionada sobre o uso generalizado de máscaras. Lembrou também que esta semana, quer a OMS quer o Centro Europeu deverão emitir novas orientações.

De acordo com os números do mais recente boletim epidemiológico, Portugal soma 11.730 infetados (mais 452 face ao dia anterior) e 311 mortes (mais 16).

Durante a conferência de imprensa, António Sales adiantou que a partir desta segunda-feira qualquer pessoa pode voluntariar-se para ajudar nos lares e instituições que trabalham com idosos.

Presente na conferência de imprensa esteve também a bastonária da Ordem dos Nutricionistas, que alertou para o facto de não existirem “nem superalimentos, nem suplementos capazes de prevenir ou até mesmo combater a covid-19 através do fortalecimento do sistema imunitário”.

Segundo Alexandra Bento, foi criada ainda uma “bolsa de nutricionistas” para auxiliar os lares e instituições de idosos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: MGanhao@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate