Covid-19. Cientistas portugueses criaram kit de diagnóstico

Estado está a pagar 100 euros por cada teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus aos laboratórios privados com os quais possui acordos
Estado está a pagar 100 euros por cada teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus aos laboratórios privados com os quais possui acordos
Expresso
Um grupo de investigadores do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa criou um teste de diagnóstico para o novo coronavírus, avança o “Público” esta terça-feira. O kit já foi acreditado pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa).
A primeira fase da tecnologia já se encontra validada, depois de comparada a forma de extração do material genético no kit do IMM e a do Hospital de Santa Maria.
Agora, está-se na fase de validação da segunda parte do processo: a deteção, ou leitura, do material genético do vírus, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde. Até ao final da semana, se tudo correr bem, o teste estará pronto para ser aplicado.
Dentro de poucos dias, o IMM deverá começar a fazer 300 testes por dia e a ideia é chegar aos mil.
O Estado está a pagar 100 euros por cada teste para detetar a infeção pelo novo coronavírus aos laboratórios privados com que possui acordos, conta o “Público” esta terça-feira. Esta informação foi confirmada por responsáveis de dois dos três laboratórios que estão a trabalhar para as autoridades públicas de saúde.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt