Receitas da minha vida

Receita de Arroz cremoso de bacalhau, coentrada e tomate por Marlene Vieira

29 novembro 2022 8:24

Arroz cremoso de bacalhau, coentrada e tomate por Marlene Vieira

nuno fox

O Expresso oferece aos leitores quatro guias de receitas com assinatura de oito prestigiados chefs, que ensinam a preparar entradas, petiscos, pratos de carne, peixe e vegetarianos, e sobremesas. No quarto e último guia “Receitas da minha vida”, Marlene Vieira revela os segredos e as inspirações associadas a cada proposta.

29 novembro 2022 8:24

“Receitas da minha vida” por Marlene Vieira, chef e proprietária dos restaurantes Marlene, e Zunzum Gastrobar, em Lisboa.

“Arroz de bacalhau era um prato que a minha avó fazia quando eu era criança e que adoro desde então. Durante anos mantive-me fiel à sua receita, entretanto desenvolvi uma versão à minha moda e espero que também fique na memória de quem a preparar em casa.”

A Receita: Arroz cremoso de bacalhau, coentrada e tomate

Tempo de Confeção - 60 minutos – 4 Pessoas

Ingredientes:

250 g de arroz carolino
1 molho de coentros ou salsa
2 lombos de bacalhau com espinha (aprox. 600 g)
2 tomates (maduros)
2 cebolas (pequenas)
3 dentes de alho
1 folha de louro
100 ml de vinho branco
220 ml de azeite

Arroz cremoso de bacalhau, coentrada e tomate por Marlene Vieira

Arroz cremoso de bacalhau, coentrada e tomate por Marlene Vieira

nuno fox

Preparação:

Caldo de bacalhau: Arranjar o bacalhau deixando quatro lombinhos limpos. Reservar as espinhas. Refogar em 2 colheres de sopa de azeite a cebola e 1 dente de alho com pele. Adicionar as espinhas e deixar refogar em lume médio durante 7 minutos. Refrescar com metade do vinho e deixar suar durante 2 minutos. Acrescentar 2 litros água e cozinhar em lume médio durante 20 minutos.

Bacalhau confitado: Colocar os lombinhos na frigideira, regar com 100 ml azeite, juntar 2 dentes de alho esmagados e a folha de louro, tapar e deixar levantar fervura em lume baixo. Desligar, deixar arrefecer, escorrer o azeite e reservar.

Azeite de coentros ou salsa: Triturar os coentros ou a salsa com o azeite da cozedura do bacalhau. Reservar.

Brunesa de tomate: Cortar o tomate em gomos, retirar as grainhas e colocá-las no caldo do bacalhau. Temperar com sal, um pouco de vinagre e azeite

Arroz: Estalar a cebola picada em azeite, adicionar o arroz e refogar durante 1 minuto, mexendo sempre. Refrescar com o restante vinho branco e, quando evaporar, adicionar caldo de bacalhau até cobrir o arroz, mexendo sempre durante 12 minutos. Depois, baixar o lume e deixar cozinhar mais 3 minutos. Retificar temperos. Desligar o lume e adicionar o azeite de coentros e o bacalhau previamente lascado e envolver.

Empratar o arroz e decorar com a salada de tomate.

Marlene Vieira

Marlene Vieira

nuno fox

Fotos: Nuno Fox

Esta receita exclusiva foi publicada originalmente no guia “Receitas da minha vida” oferecido pelo Expresso, no dia 2 de dezembro de 2022.

Noélia Jerónimo e Vítor Sobral foram os primeiros a partilhar as “Receitas da minha vida” no guia oferecido com o Expresso no dia 11 de novembro. A 18 de novembro foi a vez de Michele Marques e João Rodrigues, e a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa. A 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira encerram a coleção de guias “Receitas da minha vida”, que contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!