“Receitas da minha vida” por Justa Nobre, chef e proprietária do restaurante O Nobre, em Lisboa.
“O grosso trigo de barbela está em desuso e por isso esta é a minha forma de homenagear um produto superversátil, que tanto pode servir para sobremesas ou pratos salgados. Na zona de Vinhais há, aliás, uma associação de cusqueiras - as senhoras que
trabalham o cereal - para promover a reintegração deste produto na cozinha portuguesa. Ei-la aqui.”
A Receita: Cuscos transmontanos com anis e frutos vermelhos
Tempo de Confeção - 30 minutos – 6 Pessoas
Ingredientes:
150 g de cuscos transmontanos
1 l de leite meio gordo
1 estrela de anis
1 pau de canela
200 g de açúcar
4 gemas de ovo
Frutos vermelhos (a gosto)
Preparação:
Levar o leite ao lume com a estrela de anis e o pau de canela. Quando ferver, juntar os cuscos e mexer bem. Cozer durante 10 minutos mexendo de vez em quando. Adicionar o açúcar e deixar ferver mais 2 minutos. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer durante cerca de 5 minutos.
Passar as gemas por um passador de rede e juntá-las ao preparado, voltando ao lume para engrossar, sem deixar de mexer. Não deixar ferver.
Transferir para uma travessa ou taças individuais e servir, ainda morno, com frutos vermelhos à escolha, polvilhados com açúcar em pó.
Fotos: Nuno Fox
Esta receita exclusiva foi publicada originalmente no guia “Receitas da minha vida” oferecido pelo Expresso, no dia 25 de novembro de 2022.
Noélia Jerónimo e Vítor Sobral foram os primeiros a partilhar as “Receitas da minha vida” no guia que oferecido com o Expresso no dia 11 de novembro. A 18 de novembro foi a vez de Michele Marques e João Rodrigues. Seguem-se, a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes