Michele Marques: “Com os meus pais descobri que o ingrediente secreto da comida de conforto é, sem dúvida, o amor”

Nascida no Brasil, foi em Portugal, mais precisamente no Alentejo, que deu a conhecer a paixão pela cozinha. Chef e proprietária da Mercearia Gadanha e, mais recentemente, da Casa do Gadanha, ambas em Estremoz, Michele Marques costuma dizer que, “para um país tão pequeno, a sua diversidade é tão grande que às vezes, nem nos apercebemos”.
Considera a região onde se instalou como “o meu Alentejo” e garante que “aquilo que me define como cozinheira é precisamente este encontro feliz entre as referências que trago do meu amado Brasil e as maravilhas que descobri em Portugal. Isso permite-me juntar passado, presente e futuro à mesa, naquela que desejo que seja uma cozinha honesta e sem fronteiras”.
No segundo de quatro guias “Receitas da minha vida” oferecidos pelo Expresso, Michele Marques optou por fazer uma viagem ao passado e aos ensinamentos que recolheu em família, principalmente dos pais: "Grande parte das memórias culinárias mais queridas que guardo vêm da minha mãe e do meu pai. Com eles aprendi a cozinhar, mas, mais do que isso, descobri que o ingrediente secreto da comida de conforto é, sem dúvida, o amor. Na minha cozinha faço por aplicar este valioso ensinamento.
Para o comprovar, basta percorrer o segundo guia “Receitas da minha vida” e descobrir receitas como “Polvo e feijão da mãe”, recordando as grandes paneladas de feijão que juntavam toda a família, ou “Presa e farofa do pai”: "Tem sabor a casa e é por isso que é uma das minhas comidas de conforto favoritas”, confessa a chef
Depois de Noélia Jerónimo e Vítor Sobral, a 11 de novembro, o segundo guia “Receitas da minha vida”, oferecido com o Expresso, vai juntar, a 18 de novembro, a dupla Michele Marques e João Rodrigues; a 25 de novembro, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa, e a 2 de dezembro, Marlene Vieira e Miguel Rocha Vieira. Os guias “Receitas da minha vida” contam com o apoio dos Vinhos de Lisboa e do Recheio.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes