Roteiro de fim de semana

Natureza, aldeias de xisto, passadiços e chanfana para descobrir na Lousã

Chanfana Lousã
Chanfana Lousã
Goncalo Martins / CM Lousã

Serra, xisto, emoções e imersão na natureza. Isto é Lousã! A pé, em duas ou em quatro rodas, este é um território com muito para descobrir, do castelo aos passadiços, da gastronomia aos hotéis históricos que se adaptam a novas experiências. Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio

Destino cada vez mais procurado e ainda em estado puro, a Lousã encanta pelos recantos de descoberta no centro da vila e pela serra marcada pelo xisto das e baloiços a tocar as nuvens. O ar puro pede caminhadas ou passeios de bicicleta, contemplativos ou cheios de adrenalina, através da natureza. O Centro de BTT da Lousã - Aldeias do Xisto disponibiliza as vertentes de Cross Country, Downhill e Enduro. Os percursos apresentam quatro níveis de dificuldade (verde, azul, vermelho e preto) adequados a todos os tipos de utilizadores, desde os que pretendem iniciar-se até aos mais exigentes.

Castelo da Lousã

Passadiço até ao castelo
Com mais de 1200 metros, o Passadiço da Lousã liga a vila ao Complexo Turístico da Senhora da Piedade, conhecido pela praia fluvial e cascatas. O percurso termina no Castelo de Arouce, conhecido como Castelo da Lousã. A partir daqui, pode aceder a vários trilhos que sobem a serra e passam por algumas das Aldeias do Xisto. Aqui, localizam-se 12 das 27 aldeias unidas em rede. Candal e Talasnal são paragens obrigatórias, mas Cerdeira oferece uma magia especial, graças ao dinamismo associado às artes. Fonte de inspiração e retiro criativo, esta aldeia acolhe regularmente residências artísticas internacionais, workshops de formação e pequenas experiências criativas. Recorde-se que o projeto Cerdeira – Home for Creativity (Tel. 911789605), foi vencedor do PNT – Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Autêntico, integra para alojamento de turistas e artistas nove casas tradicionais de xisto devidamente recuperadas

Suba a serra até ao seu ponto mais alto, onde se encontra o Baloiço de Trevim, com uma vista de cortar a respiração. Refira-se que está também disponível uma Rede de Percursos Pedestres da Lousã, com oito rotas devidamente identificadas e que podem ser descarregadas em PDF ou acedidas por computador ou através do telemóvel, a partir do respetivo Mapa Digital.

Isto é Lousã!

Geocaching na Mata do Sobral
“Descobrir a Mata do Sobral” é um projeto de educação ambiental materializado, entre outras vertentes, através de uma rede de geocaching, planeada estrategicamente, no âmbito do projeto “Controlo/Erradicação de Flora Exótica Invasora para Conservação de Habitats e Espécies da Mata do Sobral” e que resulta de uma parceria entre o Município da Lousã, a Junta de Freguesia de Serpins e a Universidade de Coimbra. Ao longo de um powertrail (percurso pedestre informal), com 7,6 km, os visitantes podem conhecer a fauna e flora da Mata do Sobral, com recurso a 20 geocaches, disponíveis desde maio de 2018.

Terras de Chanfana
Para evitar polémicas sobre a origem e que localidade assume o estatuto de capital, os municípios de Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares uniram-se num projeto de divulgação de um dos mais emblemáticos pratos desta região serrana do Centro de Portugal: Terras de Chanfana. A conhecida e regional receita de carne de cabra velha cozinhada em vinho tinto num caçoilo de barro foi também um dos destaques durante a iniciativa Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia.

Festival gastronómico na Lousã
O Festival Gastronómico da Chanfana, na Lousã, vai decorrer de 17 a 25 de fevereiro, com um total de 25 restaurantes de todo o concelho, que além da tradicional chanfana preparada em caçoilas de barro e acompanhada de batata e grelos, vão também servir outras abordagens à receita, das empadas aos croquetes, e ainda com a carne em bolo do caco. Entre os restaurantes participantes destacam-se O Burgo (Tel. 239991162) e Sabores da Aldeia (Tel. 239991393), que integram o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023. Para além dos restaurantes aderentes, várias unidades de alojamento e de hotelaria vão oferecer descontos durante o evento, tal como empresas que promovem diversas atividades turísticas. Ao longo da semana, estão ainda agendados vários eventos culturais, nomeadamente sessões de leitura do conto para os mais jovens e visitas guiadas, entre outras iniciativas. Face à procura registada nos anos anteriores, a organização aconselha a reserva de mesa nos restaurantes, especialmente ao fim de semana.

Chanfana Lousã
Goncalo Martins / CM Lousã

Segredos da chanfana
Para a chanfana, o tempo é fundamental. Deixar a cabra envelhecer, a carne amadurecer até ficar a preceito. É então cortada em pequenas postas e colocada em caçoilas de barro com boa rega de vinho tinto, sal e outros temperos. Há especificidades de confeção associadas a cada território: “Cada vila tem o seu segredo e a sua história. Em Miranda do Corvo usa-se o caçoilo de barro vermelho e em Vila Nova de Poiares o caçoilo de barro preto”, explica o embaixador deste prato, o chef Flávio Silva, no âmbito da iniciativa Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia. A carne vai a assar em forno a lenha, cerca de quatro horas, e serve com batatas cozidas e grelos. Não há certezas sobre a origem desta receita, certo é que se popularizou na região Centro, com incidência em concelhos como Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares — os dois municípios são considerados “capitais” da chanfana e cada um tem até uma confraria gastronómica —, mas também Lousã e Penela. A chanfana é uma boa sugestão para aconchegar nas estações frias “porque é um prato forte, que nos aquece, e o vinho e condimentos também ajudam”. Aproveite a oportunidade e prove os derivados da chanfana, como as sopas do casamento e os negalhos

Octant Lousã
TITO ANDRADE

Dormir no palácio
No do centro da Lousã destaca-se um edifício histórico remodelado no início do século XIX e que foi pertença da primeira e única Viscondessa de Espinhal. Hoje, o palácio acolhe o boutique hotel Octant Lousã (Tel. 239990800). A grande novidade é a abertura de um sofisticado Spa com três salas de tratamento, sauna, tanque de crioterapia e a piscina interior aquecida, com hidromassagem, com acesso ao longo das 24 horas de cada dia. Junta-se esta novidade ao facto de este ser também um bike hotel, com zona de estacionamento próprio e uma oficina para pequenas manutenções e limpeza das mesmas. Aliás, é fornecida, à entrada, toda a informação sobre os percursos cicláveis, bem como os pedestres da região. O hotel acentuou ainda o requinte de ter sido construído num antigo palácio, carregado de história, e que até a produção de filmes e séries internacionais ficaram rendidos às majestosas áreas comuns soberbamente conservadas. No À Terra Bar & Canteen não deixe de provar a “Chanfana de veado” e outros dos melhores produtos endógenos, antes de descansar no conforto dos 46 quartos da unidade hoteleira.

Roteiro de fim de semana é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio do Recheio, que semanalmente, ao longo do ano de 2024 vai dar a conhecer os principais eventos gastronómicos, entre festivais, feiras e mostras, que promovem regiões, restaurantes e produtos locais.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

PUB

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate