É Cá da Terra

Évora: “O Templo Romano de Évora, conhecido como Templo de Diana, é incontornável"

Templo Romano de Évora
Templo Romano de Évora
DR

Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região. Hoje, faça uma visita ao Alentejo, com partida em Évora, guiada por Filipe Cabeça

Em cada loja Amanhecer há o sorriso de quem há muito está lá para os vizinhos. Os proprietários das lojas Amanhecer têm uma forte ligação local, conhecem as histórias da terra e têm uma relação única com os clientes - genuína, próxima, familiar. É por isso, que numa loja Amanhecer é fácil ouvir chamar pelo nome, levar dicas para a receita do jantar, dar dois dedos de conversa e ser atendido sem pressas, com a disponibilidade e simpatia de quem já o conhece há muito tempo.

Os proprietários das lojas Amanhecer são os melhores embaixadores para descobrir um Portugal que todos guardamos no coração. Com a iniciativa “É Cá da Terra”, parta à descoberta de um “Portugal Autêntico” pela voz de quem tem um lugar no coração de cada região.

Hoje, faça uma visita guiada ao Alentejo, com partida em Évora, guiada por Filipe Cabeça, responsável pela loja A Mercearia da Vila, em São Manços. Integrada na rede Amanhecer, foi outrora uma antiga cooperativa. Localizada a 20 km de Évora, na vila de São Manços, o espaço, que pertencia aos sogros de Filipe Cabeça, é gerida pelo empresário de 43 anos, há quase uma década

Filipe Cabeça, responsável pela loja Amanhecer - A Mercearia da Vila, localizada em São Manços, em Évora
André Velez da Cruz

Em Évora, que local emblemático é obrigatório visitar?
Filipe Cabeça – É incontornável referir o Templo Romano de Évora, conhecido como Templo de Diana, que é o ex-líbris da cidade, em pleno centro histórico.

Qual a melhor porta para entrar na cultura, na história e nas tradições da região?
No distrito de Évora, temos como referência São Pedro do Corval, no município de Reguengos de Monsaraz, que tem o maior centro oleiro do país, e a olaria de Redondo, em que é possível observar os mestres a trabalhar o barro ao vivo

Alto de S. Bento, em Évora
André Velez da Cruz

Para quem não gosta de estar quieto, que passeio ou trilho sugere?
Como sou praticamente de BTT e de ciclismo de estrada destaco a recente inauguração da ecopista que liga Évora a Reguengos de Monsaraz, com 40 km, por entre as vinhas, antigas culturas de sequeiro e montado. Outras opções para pedalar são a serra de Portel e as aldeias ribeirinhas em torno da albufeira de Alqueva.

Miradouro ou baloiço? Onde tirar a melhor selfie?
Sugiro o Alto de São Bento, que ainda não tem baloiço, mas de onde se tira uma selfie brutal com a cidade de Évora como fundo.

Praia da Amieira
DR

Em Évora, qual o melhor local para estar ao fresco?
No verão ar fresco no Alentejo é difícil... mas as praias fluviais de Alqueva estão muito bem equipadas. A praia da Amieira, já no concelho de Portel, enche-me as medidas, com 600 metros de areal e muito próximo da povoação.

Na cidade, qual é o melhor ponto de encontro ou local para conversar e beber um copo?
No centro histórico de Évora há várias opções, como o Café Arcada, que é dos mais antigos da cidade e que abriu novamente, na Praça do Giraldo.

Restaurante O Moinho do Cu Torto
DR

Que petisco ou receita todos devem provar e onde comer?
As migas com carne do alguidar devem ser provadas no restaurante O Moinho do Cu Torto, que é mesmo num antigo moinho, localizado na Horta das Figueiras.

Qual é o produto da terra que recomenda levar para casa?
Sem dúvida os enchidos da região, como a Salsicharia Sacaia, que produz enchidos de porco preto ainda de forma tradicional e manual.

Que festa popular ou religiosa é obrigatório conhecer?
A Feira de João, em Évora, ocorre a 29 de junho e é um evento emblemático, que tem melhorado imenso. Recuperou e potenciou os produtos locais, como queijos e enchidos tradicionais e o artesanato, como as cadeiras alentejanas e os chocalhos.

Para aprender uma tradição ou ofício, que atividade aconselha?
Em São Pedro do Corval, os visitantes podem trabalhar o barro na roda do oleiro, pois existem mais de vinte olarias de fabrico artesanal.

Olaria de São Pedro do Corval
All About Portugal

Os proprietários das lojas Amanhecer são a melhor companhia para descobrir o que nos encanta em cada região.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate

É Cá da Terra