Entre o Penedo Oscilante e os passadiços coloridos do Trilho dos Gaios
A pé ou de bicicleta, deslumbre-se com as belas paisagens proporcionadas por montes e vales de vegetação frondosa alimentada pelos vários cursos de água que derivam dos rios que atravessam o concelho de Tábua: Mondego, Alva e Seia.
Na região Centro, o município de Tábua é brindado com formações naturais de grande beleza, que merecem uma visita. A mais emblemática é o Penedo Oscilante, também conhecido por "Cabana". Afloramento rochoso de grandes dimensões, que deve o nome ao facto de oscilar ligeiramente, como que desafiando as leis da física. Classificado como Imóvel de Interesse Público, fica próximo de Póvoa de Midões, numa encosta sobre o rio Mondego, e é um fantástico miradouro para apreciar as vistas para o rio e o concelho. O Penedo Oscilante, de forma retangular ovalada, é uma formação deveras imponente, com quatro metros de comprimento e três de altura.
Uma vez aqui não dispense a ida até ao Miradouro Pedra da Sé,que se situa numa das encostas que vai dar à albufeira da Aguieira. A partir dos penedos graníticos da Pedra da Sé retenha-se em paisagens de cortar a respiração. Zona assinalada pelos entusiastas do geocaching, possui um instagramável baloiço no local que permite observar as vistas de forma ainda mais descontraída. É nesta zona que encontra um troço de via romana com uma extensão de 350 metros. Crê-se que a Via Romana da Pedra da Sé tenha sido construída no século I.
Conheça o Trilho dos Gaios com os famosos passadiços de madeira colorida que serpenteiam entre a abundante vegetação e os muitos cursos de água. Refira-se que nesta região vai encontrar belas paisagens proporcionadas por montes e vales de vegetação frondosa alimentada pelos vários cursos de água que derivam dos rios que atravessam o concelho de Tábua: Mondego, Alva e Seia.
Se gostar de pedalar tem trilhos de BTT, mas atenção ao nível de dificuldade, já que os terrenos são sinuosos. A recompensa está, porém, perto, no Rio Cavalos, onde pode refrescar-se depois do passeio, especialmente se o fizer no pico do verão. Aqui, encante-se com os Moinhos de Sevilha, três moinhos de água em granito – dois ainda funcionam - pertencentes à comunidade local e a inspiradora Cascata de Sevilha.
Vale dos Fetos
Águas refrescantes e cristalinas
Se escolher um dia de pura preguiça, com banhos de sol e mergulhos pelo meio, então reserve uma ida à Praia Fluvial da Senhora da Ribeira, na freguesia de Pinheiro De Ázere. Rodeado de floresta, este é um generoso espaço de lazer, com bastantes zonas verdes e de sombra. A cerca de 20 minutos de Tábua, e requalificada no verão de 2020, a Praia Fluvial da Ronqueirapassou a ser acessível a todos, graças à cadeira anfíbia e à plataforma de acesso ao espelho de água. Além de vigiada, tem um posto de primeiros socorros, bar e cafetaria, e uma piscina flutuante com solário. O Centro de Formação Desportiva da Tábua (tel. 235410100), com posto no local, promove aulas Stand Up Paddle e canoagem.
Entre o Luso e o Bussaco
Ainda na região Centro aproveite para uma imersão na natureza em todo o seu esplendor, na Mata Nacional do Bussaco. Percorra os trilhos e os caminhos da famosa pela Via Sacra que culmina na Cruz Alta, um miradouro com vista desafogada. Considerada uma das matas “mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural”, este espaço divide-se em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês. Estão assinalados diversos trilhos, que ajudam a conhecer toda a mata, destacando-se o Trilho Militar, que evoca a Batalha do Buçaco e as invasões napoleónicas. A entrada na Mata Nacional do Bussaco é gratuita para quem se desloque a pé ou de bicicleta. As visitas guiadas aos diversos trilhos temáticos só se realizam com grupos constituídos por quatro ou mais pessoas.
Penedo oscilante
Para equilibrar corpo e mente, o destino certo são as Termas de Luso. Experimente o Circuito Acqua Sensations (€110), associado à hidromassagem e ao duche de vichy com massagem. Este é apenas um dos muitos programas que poderá usufruir no complexo termal de Águas do Luso. No exterior visite o Chafariz de 1917 e mate a sede na Fonte de S. João, junto da Capela de São João Evangelista. Leve garrafas e garrafões e encha-os com esta água que sai fresca e cristalina de 11 bicas que, segundo reza a lenda, é abençoada por se encontrar no recinto da capela.
Sustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER. No âmbito da mobilidade sustentável, “Passeio Verde” é um projeto Boa Cama Boa Mesa, que conta com o apoio da Europcar e convida a descobrir o melhor da natureza em Portugal.
Mova-se para o lado elétrico e poupe
Ao alugar um carro elétrico na Europcar, não só ajuda a proteger o meio ambiente, mas também poderá reduzir os custos de viagem. Todos os alugueres de veículos elétricos incluem Carga Completa (Full Charge). Assim, não precisa de recarregar antes de o devolver no final do aluguer, economizando tempo e dinheiro. Acresce ainda que, cada aluguer de veículos elétricos, inclui cabos para carregar em casa ou na estrada.
A Europcar está fortemente empenhada em proporcionar a melhor experiência de viagem, desde o momento de reserva até à entrega das chaves. Para isso, a empresa disponibiliza viaturas recentes, com uma vasta frota de híbridos e elétricos, das mais prestigiadas marcas de automóveis, como é o caso do novo modelo agora disponível: o Mustang Mach E, o SUV desportivo 100% elétrico da Ford, com autonomia suficiente para o dia-a-dia e viagens longas.
A Europcar tem somado distinções e prémios como Escolha do Consumidor e Prémio 5 Estrelas, já este ano, e que são votados diretamente pelos consumidores, que expressam desta forma a grande satisfação com os serviços prestados, especialmente, o Europcar Premium Pick-up, que permite a recolha da viatura em menos de um minuto - rápido, sem complicações e sem necessidade de papelada.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes