Passeio Verde

Trilho do Pincho, um passeio na serra d’Arga com cascata incluída

Cascata do Pincho
Cascata do Pincho
CM Viana do Castelo

Cidade Europeia do Desporto 2023, em Viana do Castelo existem mais de duas dezenas de percursos devidamente identificados, que convidam a descobrir paisagem e património. O Trilho do Pincho, em plena serra d’Arga, tem como aliciante uma das mais belas cascatas do Minho

Em passeio contemplativo ou como atividade desportiva, a Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana Castelo é “mais do que uma ementa de trilhos de mar, de rio e de montanha”. Estão devidamente assinalados 22 trilhos, classificados como pequenas rotas que, ao longo do território de Viana do Castelo, se cruzam ainda com a GR 1 Litoral e os Caminhos de Santiago. “Pela costa junto ao mar, nas margens do lendário rio Lima ou por montanhas verdejantes abrem-se caminhos que contam passo a passo as origens deste magnífico território. São pegadas de História deixadas por povos tão antigos que povoaram este território, desde a Pré-história até à Idade Moderna”, explica o município, que em 2023 ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto. Neste contexto e ainda antes de partir à descoberta do Trilho do Pincho, fique a saber que no próximo dia 19 de março, numa organização da Bikeservice, a cidade vai ser o ponto de partida e chegada do Viana Granfondo Europcar 2023. Esta grande prova para bicicletas inclui três distâncias, que vão percorrer várias paisagens e concelhos minhotos: Granfondo (131 km); Mediofondo (84 km); e Minifondo (62 km). Associada a esta iniciativa estão agendadas diversas atividades dedicadas aos mais jovens e às famílias.

Trilho do Pincho
CM Viana do Castelo

Na rota de uma das mais belas cascatas do Minho

“A Serra d’Arga é um espaço de motivações espirituais e atrai milhares de pessoas fascinadas pelo seu magnetismo e pela sua importância para a conservação da biodiversidade”. É desta forma que se apresenta a região atravessada pelo Trilho do Pincho, identificado como PR5 e classificado como um percurso paisagístico, ecológico e cultural. Com um grau de dificuldade “Fácil”, o percurso pedestre tem início no Largo do Souto, na freguesia de Montaria, prolongando-se por 9,7 km. O mais atrativo dos pontos de interesse deste trilho é a cascata do Pincho, considerada uma das mais belas de todo o Minho. “Antes de se chegar à mais famosa queda de água do rio Âncora, veem-se vestígios de diversos antigos moinhos e azenhas. Outrora de difícil acesso, praticamente só os habitantes locais é que conheciam a cascata e a sua envolvência, uma verdadeira maravilha da natureza”, pode ler-se na apresentação da Rede Municipal de Percursos Pedestres de Viana Castelo. “É um local idílico para quem procura paz e tranquilidade, com um cheirinho a aventura”, conclui-se.

Pincho ou Ferida Má

A cascata do Pincho, também conhecida como cascata da Ferida Má, situa-se numa das mais emblemáticas paisagens do Alto Minho, a serra d’Arga, na localidade de Espantar, a pouco mais de 20 km de Viana do Castelo. Perfeita para mergulhos na primavera e no verão, é procurada sobretudo pelas sucessivas quedas de água e lagoas de águas cristalinas, fotogénicas e especialmente apetecíveis na época estival. A curta distância, na Estrada de Espantar, aldeia de Montaria, ainda parte da reserva natural da serra d’Arga, e perfeito para recuperar energias, justifica-se uma paragem para comer e beber no Café Caçana. Especialmente conhecido pelos petiscos tradicionais, como o fumeiro caseiro, os rojões e as moelas, tem como produto estrela o champarrião, uma bebida elaborada à base de vinho verde, cerveja e açúcar que acompanha a tainada (petiscada).

Trilho do Pincho
CM Viana do Castelo

Sustentável. Ecológico. Responsável. Esta é a nova área temática do Expresso, onde discutimos um país económica, social e ambientalmente mais sustentável: Expresso | SER. No âmbito da mobilidade sustentável, “Passeio Verde” é um projeto Boa Cama Boa Mesa, que conta com o apoio da Europcar e convida a descobrir o melhor da natureza em Portugal

Mova-se para o lado elétrico e poupe

Ao alugar um carro elétrico na Europcar, não só está a ajudar a proteger o meio ambiente, mas também poderá reduzir os custos de viagem. Todos os alugueres de veículos elétricos incluem Carga Completa (Full Charge). Assim, não precisa de recarregar antes de o devolver no final do aluguer, economizando tempo e dinheiro. Acresce ainda que, cada aluguer de veículos elétricos, inclui cabos para carregar em casa ou na estrada.

A Europcar está fortemente empenhada em proporcionar a melhor experiência de viagem, desde o momento de reserva até à entrega das chaves. Para isso, a empresa disponibiliza viaturas recentes, com uma vasta frota de híbridos e elétricos, das mais prestigiadas marcas de automóveis, como é o caso do novo modelo agora disponível: o Mustang Mach E, o SUV desportivo 100% elétrico da Ford, com autonomia suficiente para o dia-a-dia e viagens longas.

A Europcar tem somado distinções e prémios como Escolha do Consumidor e Prémio 5 Estrelas, já este ano, e que são votados diretamente pelos consumidores, que expressam desta forma a grande satisfação com os serviços prestados, especialmente, o Europcar Premium Pick-up, que permite a recolha da viatura em menos de um minuto - rápido, sem complicações e sem necessidade de papelada.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas