O prato forte da jornada

Vizela vs Boavista: Bacalhau à Zé do Pipo ou Arroz de polvo com filetes do mesmo?

Vizela vs Boavista: Bacalhau à Zé do Pipo ou Arroz de polvo com filetes do mesmo?

No Estádio do Vizela, a equipa da casa recebe o Boavista, segunda-feira, 17 de abril. O desafio, à mesa, é entre o “Bacalhau à Zé do Pipo” e o “Arroz de polvo com filetes do mesmo”. Quem irá ganhar? O Prato Forte da Jornada é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Betclic

Um surpreendente Futebol Clube de Vizela, na sexta posição, recebe segunda-feira, dia 17 de abril, pelas 20h15, o Boavista Futebol Clube, em jogo a contar para a jornada 28 da Primeira Liga de Futebol. À mesa, sobre a toalha, o duelo gastronómico já começou com o “Bacalhau à Zé do Pipo” da Adega Avelino, comandada por Agostinho Ribeiro, a bater-se com o “Arroz de polvo com filetes do mesmo” do restaurante Mister Couto, com Sebastião Teixeira Couto como capitão.

Futebol Clube de Vizela - Bacalhau à Zé do Pipo

"Bacalhau à Zé do Pipo"

Reza a história que o “Bacalhau à Zé do Pipo” foi criado em 1940, por José Valentim, que deu como nome ao prato a alcunha pela qual era conhecido, “Zé do Pipo”. Chega a Vizela quando Carlos Alberto Cabral, que concebeu a Casa e o Parque de Serralves e Delfim Ferreira, proprietário da Casa de Serralves, recrutaram para esta cidade termal um cozinheiro para confecionar este prato. Agostinho Ribeiro, proprietário da Adega Avelino, é hoje um dos guardiões da receita e fez dela especialidade da casa. Vice-Presidente do Futebol Clube de Vizela desde fevereiro, orgulha-se quando fala do prato que apresenta com esmero.

O ataque de Agostinho Ribeiro é com o "Bacalhau à Zé do Pipo"

Antes do “Bacalhau à Zé do Pipo” (€15) chegar à mesa é preciso "passar o bacalhau por leite e depois levá-lo a uma sertã para o selar”, conta. Depois, faz-se um puré de batata caseiro, “com batatas das nossas hortas”, e leva-se ao forno, adicionando “por cima do puré, uma maionese caseira”. Vinte minutos bastam para ficar pronto a servir. Na Adega Avelino (Rua Dr. Pereira Caldas, 34, Vizela. Tel. 253584324), é frequente cruzar-se com jogadores do clube a provar esta especialidade Como curiosidade, Agostinho Ribeiro é vulgarmente chamado de Avelino, nome do pai, que fundou a casa em 1964, e lhe incutiu o gosto quer pela culinária, quer pelo futebol e, acima de tudo, a paixão pelo Futebol Clube de Vizela que considera “o maior clube do país”.

Boavista Futebol Clube - Arroz de polvo com filetes do mesmo

"Arroz de polvo com filetes do mesmo"

Sebastião Teixeira Couto é, desde que se lembra, adepto do Boavista. Aliás, garante, aos 57 anos, que já nasceu “Pantera” e “assim morrerei”. A devoção é tanta que o Mister Couto, casa que abriu há 35 anos em Matosinhos, cedo se tornou ponto de encontro de jogadores, dirigentes e simpatizantes deste clube de futebol. “Um dos dias mais felizes da minha vida”, confidencia Sebastião Couto “foi o da conquista do campeonato nacional, a encerrar o século XX”. Com uma carta variada, tem no Arroz de polvo com filetes do mesmo (€34), para duas pessoas, um dos pratos mais procurados. A receita, recorda, “é simples, as mão das cozinheiras é que fazem a diferença”.

Sebastião Teixeira Couto contra-ataca com os "Filetes de polvo com arroz do mesmo"

Começa-se por cozer o polvo, ao mesmo tempo que se prepara um “estrugido”, nome dado a norte ao “refogado”, ou seja, junta-se, num tacho, azeite e cebola até alourar. Quando ganha cor, junta-se a água onde o polvo cozeu, posteriormente o arroz e o polvo cortado em pequenos pedaços. Para os filetes, recorda Sebastião Couto, “guardam-se os pedaços dos tentáculos mais grossos” que passam por farinha e ovo, ajustando-se, nessa altura, o tempero, antes de os levar à fritadeira, até ficarem com o polme estaladiço. No Mister Couto (Rua Roberto Ivens, 393, Matosinhos. Tel. 229384765) o arroz é servido num tacho de barro, e os filetes chegam à mesa decorados com rodelas de limão.

Bacalhau à Zé do Pipo ou Arroz de polvo com filetes do mesmo?

O Prato Forte da Jornada é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Betclic, que ao longo de toda a temporada vai colocar em confronto as receitas tradicionais das regiões dos clubes que disputam a Primeira Liga de Futebol. Para a semana saiba que pratos representam o Portimonense e o Gil Vicente.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: fbrandao@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas