Da Terra à Mesa

Uma viagem junto ao Tejo entre flamingos, sal e plantas saudáveis (VÍDEO)

25 janeiro 2023 11:04

Na vila desde sempre dedicada à salicultura artesanal resiste hoje apenas uma salina em laboração. Mas há quem teime em preservar a atividade e a biodiversidade que está nas origens de Alcochete. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante

25 janeiro 2023 11:04

História e tradições de Alcochete estão profundamente ligadas ao rio Tejo e às Salinas do Samouco, ponto de partida para a descoberta de uma herança cultural unida a um património natural único. Na zona ribeirinha, descubra três percursos, desenhados pela Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco. O complexo de salinas tem um polo de educação ambiental e um pomar biológico, mas ao longo dos trilhos a observação de aves é um dos pontos altos do passeio. Para além das aves, encontra ainda 11 burros mirandeses, uma raça portuguesa em vias de extinção que fazem o controlo da vegetação natural.

Rara é também a extração de sal em Alcochete, que remonta ao século XIII: “destes 360 hectares que eram compostos por 56 salinas resta uma única, que mantém a tradição e a cultura viva do povo de Alcochete”, explica André Batista das Salinas do Samouco (Complexo das Salinas do Samouco, Alcochete. Tel.: 212 348 070).

É do sal que se alimentam diversas massagens do Praia do Sal Resort (Passeio das Caravelas, Alcochete. Tel.: 212 343 165), um alojamento com 89 apartamentos, entre tipologias T0 e T3, todos equipados com kitchenette, que convida a olhar o Tejo. No restaurante da unidade usam-se produtos locais, como as plantas halofitas cultivadas nas proximidades.

As halófitas, que têm a salicórnia como variedade mais conhecida, são plantas comestíveis tolerantes à salinidade e que muitos apontam como alimento do futuro. No Samouco, a Salina Greens aposta num sistema agrícola saudável, resiliente e biológico, que ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água e os solos, em linha com a Politica Agrícola Comum. A aposta passa por promover a biodiversidade local ao mesmo tempo que se respeitam os ciclos da terra e do que dela vai brotando. Se acompanharmos a paisagem ao longo do ano nós percebemos que existe um ciclo natural, nós respeitamos esses ciclos e ritmos. Existe uma época para a salicórnia, a sacocórnia, o espinafre, a beldroega e por aí fora”, detalha Márcia Pinto, da Salina Greens, onde os produtos mais procurados são as ervas aromáticas zero desperdício e o sal vegetal.

Apoiar a proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas e contribuir para a consecução dos objetivos da união relacionados com o ambiente e o clima, além de promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água, os solos e o ar são objetivos da PAC para o período compreendido entre 2023 e 2027.


A vila de Alcochete era conhecida amém conhecida pelas secas de bacalhau, técnica elogiada no prato forte do restaurante Al-Foz (Av. Dom Manuel I, Alcochete. Tel.: 212 340 668), a Caldeirada de Línguas de Bacalhau com ovo escalfado.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 21 de janeiro de 2023 (11h35), conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.