Loading...

Da Terra à Mesa

Flamingos, salinas e plantas halófitas para descobrir em Alcochete (VÍDEO)

VÍDEO: A beleza natural das Salinas do Samouco é cartão de visita de Alcochete ao longo das quatros estações. Casa temporária para os elegantes flamingos este é ponto de partida para uma viagem junto ao Tejo, onde o sal condimenta a gastronomia e os momentos de lazer

VÍDEO: A história e tradições de Alcochete estão profundamente ligadas ao rio Tejo e às Salinas do Samouco. A zona ribeirinha é ponto de partida para a descoberta de uma herança cultural unida a um património natural único. Criada há mais de duas décadas, a Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco organizou o território em três trilhos de descoberta, que podem ser percorridos de forma autónoma ou com a ajuda de um guia. A observação de aves é o principal atrativo destes percursos, em que se destaca o rosado flamingo, a espécie mais emblemática e símbolo das Salinas.

Com registos desde o século XII, a salicultura artesanal está nas origens de Alcochete, vila localizada na margem esquerda do rio Tejo. Mais recentemente, um novo mundo está a crescer na salinas. As halófitas, que têm a salicórnia como variedade mais conhecida, são plantas comestíveis tolerantes à salinidade e que muitos apontam como alimento do futuro. No Samouco, a Salina Greens aposta num sistema agrícola saudável, resiliente e biológico. Da terra à mesa, estas plantas integram o receituário de muitos restaurantes, como o AlFoz, a comemorar 30 anos de existência, com Lisboa no horizonte e o Tejo aos pés. Junto às salinas, o Praia do Sal Resort convida a olhar o rio. Com 89 apartamentos, todos equipados com kitchenette, o hotel destaca-se pelos tratamentos de Spa com sal do Samouco.

Praia do Sal Resort
Praia do Sal Resort

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, estreia este sábado, dia 21 de janeiro de 2023 (11h35) e conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é o terceiro episódio da trigésima temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

+ Vídeo
+ Vistas