Da Terra à Mesa

Grandes produtos de pequenos produtores: regressar à terra sem sair de Lisboa (VÍDEO)

11 janeiro 2023 10:09

Comida Independente, em Lisboa

dr

Produtos oriundos de todo o país chegam a Lisboa para brilhar nestes projetos dedicados a revelar o melhor que a terra tem para oferecer em modo biológico, sustentável e consciente. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

11 janeiro 2023 10:09

Montra do melhor que se produz em Portugal, a Comida Independente é um projeto sediado em Lisboa, mas que se alimenta de produtos oriundos de todo o país. A loja é a montra, mas também um bar de vinhos e espaço de conversa com os produtores. Da Terra à Mesa, a Comida Independente promove workshops, visitas a produtores e, aos sábados, um concorrido mercado de rua.

A ideia é também promover o conhecimento e a discussão em redor de produtos únicos e pequenos produtores. “Dessa reflexão surge a ideia de oferecer uma alternativa, de produtos feitos à mão, por pequenos produtores, que refletem a unicidade da origem”, explica Rita Santos, da Comida Independente (Rua Cais do Tojo, 28, Lisboa. Tel.: 213 951 762), sublinhando que é “importante que esta conversa continue a acontecer, esta aproximação do meio rural ao meio urbano”, com foco numa “agricultura muito contemporânea, muito atenta, muito consciente dos impactos que tem”.

A par de diversos produtos, o vinho “é uma parte muito importante daquilo que fazemos”, detalha, porque “cada terroir é explorado com a especialidade daquele produtor”. Um espaço descontraído e até irreverente que além da loja oferece uma ementa com produtos disponíveis e de época, combinados com vinhos de pequenos produtores promovidos no local. Aos sábados, realiza-se um mercado de rua com parceiros da Comida Independente.

Apoiar a proteção do ambiente e a luta contra as alterações climáticas e contribuir para a consecução dos objetivos da união relacionados com o ambiente e o clima e melhorar a resposta dada pela agricultura europeia às exigências da sociedade no domínio alimentar e da saúde, nomeadamente no que respeita à oferta de produtos alimentares seguros, nutritivos e sustentáveis, aos resíduos alimentares e ao bem-estar dos animais são objetivos da PAC para o período compreendido entre 2023 e 2027.

Também em Lisboa, instalado numa antiga cisterna, no bairro da Graça, o Restaurante Plano é o reflexo de uma visão sustentável que Vítor Adão e equipa apresentam em menus de degustação, com 6 ou 9 momentos, sem desperdícios e com total respeito pelo que a terra e o mar oferecem. Inaugurado em 2019, o restaurante apresenta uma cozinha inspirada na gastronomia tradicional portuguesa e nas viagens e origens do chef...

“Estou muito ligado a Trás-os-Montes é a minha matriz, a minha região”, destaca o chef Vítor Adão, explicando algumas técnicas de aproveitamento, como os pickles feios na casa: “Para mim a coisa mais bonita é nós pegarmos no produto mais bonito da época e transportá-lo para fora de época preservando a essência dele”. No Plano (Rua da Bela Vista à Graça, 126, Lisboa. Tel.: 933 404 461), o chef aposta numa cozinha de fogo, escolhendo os diversos tipos de lenha de acordo com os produtos que são confecionados.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 7 de janeiro de 2023 (11h35), conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional. Este é o primeiro episódio da trigésima temporada de programas Boa Cama Boa Mesa.

"Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa cofinanciado pela UE que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.