Da Terra à Mesa

Em passeio pelo Côa, entre vinhos, gastronomia e gravuras (VÍDEO)

22 dezembro 2022 17:23

Sinónimo das gravuras rupestres do Côa, classificadas pela UNESCO, Foz Côa guarda uma mão cheia de tesouros dentro e fora dos rios que a atravessam, com destaque para os vinhos do Douro Superior. “Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.

22 dezembro 2022 17:23

Inserida no Alto Douro Vinhateiro, Foz Côa vive entre dois locais classificados pela UNESCO. As paisagens do Douro cruzam-se com as gravuras rupestres que nos conduzem numa viagem no tempo, já que aqui foram encontrados vestígios de vida humana com mais de 30.000 anos.

Depois de um passeio atravessando os novos passadiços, com 890 degraus num desnível de 160 metros, demore-se no Museu do Côa. O Parque Arqueológico integra 80 locais com arte rupestre e cerca de 1200 rochas gravadas, num território de 200 km, que abrange os concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda.

O edifício do Museu do Côa, com vista privilegiada para a paisagem, ajuda a interpretar a paisagem e a arte rupestre, além de guardar outro motivo de paragem… O Restaurante Côa Museu (Rua do Museu, Vila Nova de Foz Côa Tel: 932 150 155) aposta em cozinha tradicional portuguesa e nos produtos endógenos que abundam na região do Douro e Douro Superior. Os espargos, a amêndoa, a castanha, a carne de vitela e claro o javali são alguns dos destaques da ementa. Além do Javali estufado com castanhas e do Medalhão de Vitela com queijo da Serra, um dos pratos mais emblemáticos do restaurante o Bacalhau. O prato chega à mesa com dois produtos da região: a amêndoa e castanha. Termine a refeição com Telha de amêndoa com gelado de frutos secos.

Das três sub-regiões que integram a Região Demarcada do Douro, a do Douro Superior é a mais extensa. Vila Nova de Foz Côa é o coração da região do Douro Superior, que se estende até à fronteira com Espanha, e também a mais remota e com menor intervenção humana, preservando assim a biodiversidade, um das prioridades do Pacto Ecológico Europeu e do Plano Estratégico da nova Política Agrícola Comum. Reforçar o tecido socioeconómico das zonas rurais e contribuir para a proteção da biodiversidade, melhorar os serviços ligados aos ecossistemas e preservar os habitats e as paisagens são prioridades para o programa da PAC compreendido entre 2023 e 2027. Distintos, estes vinhos têm origem em vinha em socalco onde crescem vinhos tintos, brancos, rosés.

O programa Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, produzido pela PopUp Alive, com estreia sábado, dia 17 de dezembro de 2022 (11h35) conta com várias repetições ao longo da semana na SIC Mulher, SIC Radical e SIC Internacional.

“Da Terra à Mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.