Casal Vouga, o grão de bico premiado que é estrela na alta cozinha (VÍDEO)
Siluro com pill-pill e grão do Casal Vouga.
DR
Resultado da recuperação de um jovem agricultor, as caraterísticas únicas da variedade de grão de bico Casal Vouga brilham nas mesas ribatejanas. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
“O nosso grão coze melhor, deixa ali uma nata na água da cozedura e o sabor em si, é o gosto e cada um, é uma questão de paladar”, descreve José Azóia, 35 anos, que regressou ao Ribatejo natal depois de ter trabalhado um pouco por todo o mundo. Abraçou o negócio da família e fez renascer o grão de bico Casal Vouga, registado no Catálogo Nacional de Variedades em 2020 e já premiado. O trabalho desenvolvido valeu-lhe o Prémio Nacional de Agricultura, na categoria Jovens Agricultores.
Atrair os jovens agricultores e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais e promover o emprego, o crescimento, a igualdade de género, a inclusão social e o desenvolvimento local nas zonas rurais, nomeadamente a bioeconomia e a silvicultura sustentável e facilitar o desenvolvimento das empresas nas zonas rurais é um dos objetivos da Política Agrícola Comum.
Habituado a trabalhar com ingredientes locais e de pequenos produtores, Rodrigo Castelo gaba-lhe a versatilidade, já que tanto utiliza esta variedade de grão de bico em saladas frias como em pratos do menu de degustação, com destaque para a receita que o junta a predador siluro, com mão de vaca e uma emulsão do próprio peixe.
Sendo “o primeiro grão certificado ribatejano”, detalha o chef, “aporta muito valor à nossa região. Não é só por ser certificado, é que ele é mesmo bom, é um grão com uma dimensão mais pequena mas bastante saboroso e que dá caldos tremendos, eu costumo usá-lo em variadíssimos caldos”. O Casal Vouga “liberta aquela goma que o grão dá e aquele sabor característico que a mim encanta-me”, elogia o chef ribatejano do restaurante Ò Balcão, onde homenageia a região, particularmente no menu “Ribatejo Gastronómico”. “São muitas horas passadas com as pessoas, com as gentes do Ribatejo, com os costumes que nós temos e com o não deixar passar vão aquilo que tem tendência a perder-se”, assinala.
O restaurante pauta-se ainda por um posicionamento “km zero” e desperdício zero.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.