Sustentável, saborosa e saudável, uma viagem ao admirável mundo da alfarroba do Algarve (VÍDEO)
Loading...
Outrora alimento de pobres, a Alfarroba ganhou protagonismo nos últimos anos à boleia da inovação e brilha agora em mesas capazes de tirar o melhor partido das suas muitas qualidades a nível de sabor e saúde. “Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
Fruto seco, em vagem, de grande valor nutritivo, a Alfarroba tem no sotavento algarvio a maior área de produção. Resistente à seca, é cultivada em pomares de sequeiro, os alfarrobais. É ainda uma árvore amiga do ambiente, ajudando no resgate de carbono, assumindo-se como símbolo de sustentabilidade e emblema do barrocal algarvio. Em Vila Nova de Cacela, o agroturismo Casa de Cacela é um dos produtores de alfarroba da região. Em dois dos seis hectares da propriedade há cerca de 150 alfarrobeiras, algumas centenárias, cultivadas de forma biológica.
Promover o desenvolvimento sustentável e uma gestão eficiente de recursos naturais como a água, os solos e o ar e contribuir para a proteção da biodiversidade, melhorar os serviços ligados aos ecossistemas e preservar os habitats e as paisagens integram as linhas orientadoras da Política Agrícola Comum (PAC) para 2023-2027 que apoia diversos projetos em Portugal.
Fauna e Flora As características da alfarroba também atraíram diversos chefs de cozinha, como Rui Silvestre. O responsável pelo restaurante Vistas - Rui Silvestre, em Castro Marim, premiado com um Garfo de Ouro e uma Estrela Michelin, usa o fruto nos menus degustação. “A nossa sobremesa do menu Fauna e Flora é quase um tributo à alfarroba, um produto que foi trazido pelos árabes e isso tem muito a ver com a nossa cozinha”, descreve o chef.
No Jossy’s American Burger, Jossara Martins serve hambúrgueres de estilo norte-americano mas a alfarroba nunca falta à mesa, seja na farinha utilizada para o pão elaborado de forma artesanal e cozido em forno a lenha, ou na cerveja artesanal de alfarroba que acompanha o menu.
“Da terra à mesa” é um projeto Boa Cama Boa Mesa que dá a conhecer os produtos portugueses a partir de histórias inspiradoras e de sucesso, desde a produção até ao consumidor, em casa ou no restaurante.
A sustentabilidade social, ambiental e económica na agricultura e nas zonas rurais são linhas orientadoras da PAC que, em Portugal, tem como objetivos principais valorizar a pequena e média agricultura, apostar na sustentabilidade do desenvolvimento rural, promover o investimento e o rejuvenescimento no setor agrícola a a transição climática no período 2023-2027.