20 Anos Guia Boa Cama Boa Mesa

Esta quinta de turismo ecológico esconde-se às portas de Vila Real

Casa Agrícola da Levada
Casa Agrícola da Levada
Andre C. Macedo

Com cinco quartos e nove casas independentes, a Casa Agrícola da Levada funciona como unidade de turismo ecológico desde 1992. Aqui, tudo é pensado ao ínfimo detalhe – do aproveitamento das águas da chuva à compostagem – para ser sustentável e produzir o mínimo desperdício

É quase impercetível a cidade em torno desta quinta ecológica, localizada às portas de Vila Real. A “culpa” é das mais de duas mil árvores plantadas nas últimas décadas, num total de quatro mil, que isolam do exterior. Da floresta, do rio, do roseiral com cerca de 60 anos, da vinha, do pomar e da horta emanam aromas da natureza.

Desde 1992 que se acolhem hóspedes, nos cinco quartos da casa principal, erguida em 1922 e que resulta do cruzamento entre os estilos tradicional, Art Déco e Arts & Crafts, e nas nove casas independentes (a partir de €90), resultado da recuperação da antiga aldeia da Timpeira, que ganhou nova vida e, ano após ano, conquista mais práticas de sustentabilidade.

Casa Agrícola da Levada

Tudo é pensado ao ínfimo detalhe – do aproveitamento das águas da chuva à compostagem – para ser sustentável e produzir o mínimo desperdício. Assumindo-se como um “jardim comestível”, a natureza alimenta humanos e animais e até os insetos, os morcegos e os lagartos têm hotel próprio. Há charcos para rãs. Não se usam produtos químicos e os hóspedes são convidados a reciclar. Podem passar pela honesty shop, ao encontro de produtos locais e de pequenos produtores, mas também na horta, onde se colhem os produtos da época. Uma nova sinalética indica o período de floração e a época de amadurecimento da fruta.

Casa Agrícola da Levada

Atualmente a cargo de Inês Albuquerque, a propriedade pertence à família desde que o bisavô a adquiriu em 1910, após regressar do cargo de Governador de Inhambane, em Moçambique. “Dedicamo-nos sem tréguas para que a Casa Agrícola da Levada seja o mais sustentável e ecológica possível”, detalha a proprietária, acrescentando que “este é o nosso lar durante grande parte do ano, o que também influencia o ambiente e funcionamento”.

Para explorar as imediações, há mapas e uma must do list. Para as crianças criou-se um passaporte ecológico com informações, objetivos e metas sobre energia, água ou reciclagem, bem como ilustrações de diversas árvores, plantas aromáticas e animais. Os pequenos aventureiros recebem um carimbo por cada espécie identificada.

Casa Agrícola da Levada
Andre C. Macedo

Sobre a Casa Agrícola da Levada escreve o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023: “Um oásis no meio da cidade. É assim este alojamento ecológico e sustentável, com quase sete hectares, cinco quartos na casa principal, datada de 1922, e nove casas independentes. No inverno as lareiras estão sempre acesas. As galinhas e coelhos são alimentados com os excedentes, os insetos têm alojamento próprio e os hóspedes são convidados a usar os pontos de reciclagem. Os legumes da horta biológica e a fruta estão à disposição, assim como as duas piscinas, a casa de bonecas, para os mais pequenos, e a honesty shop”.

A Casa Agrícola da Levada (Rua da Capela, Vila Real. Tel. 259322190) é um dos alojamentos que integra o guia “20 hotéis que definem tendências”, oferecido pelo Expresso.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amfonseca@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate