Boa Cama

Hotel Sentido Galomar vence prémio Turismo Sustentável e apresenta novas suítes

8 agosto 2022 13:00

Este alojamento à beira-mar, na Ilha da Madeira, foi um dos vencedores do Prémio Nacional de Turismo. É autossuficiente em termos energéticos e apresenta novos alojamentos com equipamentos de fitness e experiências sensoriais

8 agosto 2022 13:00

Começa a ser tradição: a cada visita o hotel Sentido Galomar, na Ilha da Madeira, revela um “trunfo” na manga, uma novidade que acrescenta valor ao que existe. 2022 não foi exceção (já lá vamos), mas há uma notícia ainda mais fresca , a conquista do Prémio Nacional de Turismo (PNT) na categoria de Turismo Sustentável. A distinção reconhece um esforço iniciado com a requalificação e abertura do hotel em 2018, focado na vertente ambiental, incluindo a formação dos colaboradores e a sensibilização dos hóspedes para o desafio.

Hotel Sentido Galomar, na Madeira

Hotel Sentido Galomar, na Madeira

Com uma posição gloriosa sobre o recorte de falésias do Caniço, à beira-mar, o Sentido Galomar tornou-se no primeiro green hotel do país. Centenas de painéis foto voltaicos garantem a sua autossuficiência, permitindo produzir toda a energia que consome e canalizar o excedente para outras unidades do grupo. Os painéis solares térmicos aquecem as águas. Ainda ao nível da energia, o sistema GTC permite ao hóspede saber o seu consumo face à média histórica do quarto e a meta é premiar os hóspedes com consumos mais sustentáveis.

Os equipamentos e materiais presentes no Sentido Galomar são ecológicos e de longa duração. O resysta, por exemplo, é um material reciclado a imitar a madeira (mas mais resistente) e é feito a partir de casca de arroz, dispensando o abate de árvores. A estas medidas somam-se a ativação da iluminação led por sensores de movimento, os postos de carregamento para carros elétricos, a separação de lixo em todos os andares, a piscina exterior de água salgada, o reaproveitamento das águas pluviais para limpeza, as amenities dispensadas por doseadores e as placas de purificação do ar nas casas de banho, que funcionam por foto catálise e tornam desnecessário o uso de químicos adicionais na limpeza.

A política ‘verde’ é apenas uma das dimensões em que o Sentido Galomar (Rua Baden Powell, Caniço de Baixo, Santa Cruz. Tel. 291930930) se diferencia. Outro exemplo são as novas Suíte Fitness e Sentido Suíte. A primeira (desde €119) foi pensada para os amantes de atividade física e dispõe de uma bicicleta estática, espaldar de madeira, rolo de espuma, alteres, um kit com três tubos elásticos de resistência, tubo de latex premium, disco de estabilidade, fitball, roda abdominal, colchão de yoga e um sistema de treino em suspensão. A tarifa abrange o apoio de um PT no quarto, sequências de exercícios na TV e uma coluna para ouvir a sua música.

Fitness Suite

Fitness Suite

A Sentido Suíte (desde €115) disponibiliza “cinco experiências sensoriais associadas aos cinco sentidos”: um código QR para ouvir música relaxante, compressas para mergulhar em água de rosas antes de dormir e colocar sobre os olhos descansando a visão, um voucher de 50 % para uma massagem ayurvédica de corpo inteiro, fragrâncias à base de óleos essenciais e uma ampola com óleo de gergelim para limpar o paladar.

O hotel conta com 77 quartos e o Ashoka Spa, que apresenta banho turco, três saunas (as panorâmicas Finlandesa e Bio, e a de infravermelhos), salas de tratamentos ayurvédicos e uma área de relaxamento nudista com terraço. Reserve uma sessão de mergulho na Reserva Natural Subaquática do Garajau, aproveite o complexo balnear do Lido, o Galo Active Health Club no Hotel Galosol, espere pelo pôr do sol bebendo um copo no Capoeira Lounge Bar e prove o peixe fresco e sabores tradicionais no restaurante Atlantis.

Promovido pelo Expresso e pelo BPI, o PNT contou com 439 candidaturas e distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal, nas categorias de Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável – o hotel Noah Surf House, na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, mereceu uma menção honrosa ao nível da sustentabilidade.

O Boa Cama Boa Mesa viajou a convite da Associação de Promoção da Madeira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!