Há um hotel português na lista das novidades do ano para a Condé Nast Traveller
Francisco Nogueira
A "Hot List", que destaca os melhores novos hotéis do ano, selecionou 96 alojamentos em todos os continentes. Em Portugal, apenas uma unidade hoteleira é referenciada e localiza-se em Lisboa.
O The Ivens, nascido da recuperação de um edifício histórico do século XVIII em Lisboa, onde, até 2016 emitiram as rádios do Grupo Renascença, é o único hotel nacional a integrar a “Hot List” dos 96 melhores novos hotéis do mundo, selecionada pelos editores da Condé Nast Traveller. O jornalista David Moralejo, responsável pela recomendação, classificou o The Ivens como “um oásis escondido na cidade (mas não escondido dela)”.
The Ivens
Francisco Nogueira
Recorda que o The Ivens "é inspirado na viagem de Ivens e Capelo, exploradores portugueses do século XIX que visitaram a África”. Por causa dessas aventuras dos exploradores, assume não ficar surpreendido por “assim que entra pela porta, ser recebido por plantas tropicais, papagaios, araras, besouros, poltronas de veludo e detalhes dourados”. Numa nota complementar, refere ainda que “os 87 quartos fazem alusão à flora e fauna através de notas de cor no papel de parede e tapetes”. E não se esquece do restaurante da casa, o Rocco, que considera que já “é um dos locais para estar agora em Lisboa, lotado dia após dia por criativos, artistas e boémios”.
The Ivens
Francisco Nogueira
Na edição de 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa o hotelThe Ivens(Rua Capelo, 5, Lisboa. Tel. 210543135) surge como "Novidade" e na descrição pode ler-se: “Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo fizeram importantes levantamentos topográficos e estudos de fauna e flora em África. Inspirando-se no seu legado, Lázaro Rosa-Violán criou os ambientes das áreas comuns, entre madeiras escuras, papéis de parede com plantas tropicais, padrões de animais nas fardas, serigrafias e obras de Picasso ou Sebastião Salgado. Há ainda lanças, fotos antigas e estatuetas de animais nos corredores, que conduzem a 87 quartos e suítes (a partir de €300) decorados por Cristina Matos. Mais sóbrios, os quartos recuperam o tema em detalhes como insetos decorativos e dicas para desvendar a cidade. O Gastrobar, Crudo Bar e restaurante Rocco são para explorar sem pressas”.
Rocco
Francisco Nogueira
Para a elaboração desta “Hot List”com as novidades de 2022 na hotelaria mundial, a Condé Nast Traveller garante escolher “todos os anos as melhores, as mais reluzentes aberturas”, mas para esta edição 26, “aumentamos a aposta: desta vez, os editores de todas as sete edições mundiais, ajudaram na procura e seleção das entradas”. No fundo, afirmam, “esta é uma lista de hotéis – 96 impressionantes foram escolhidos este ano – o que é uma verdadeira prova da resiliência do setor”. Terminam, escrevendo que “porque (quase) nenhum hotel é uma ilha, alargámos a procura para incluir os restaurantes, a cultura, os transportes e os cruzeiros que precisa de conhecer, e os destinos que estão a reinventar-se. Queremos dizer isso quando dizemos que esta pode ser a “Hot List” mais “quente” até agora”.
Rocco
Francisco Nogueira
Um dos fatores distintivos do hotel The Ivens é o restaurante Rocco (Rua Ivens, 14, Lisboa. Tel. 210543168), que na edição deste ano do guia Boa Cama Boa Mesa também merece destaque como "Novidade. “Abrem-se as portas e a reação inicial é um sonoro 'uau!'. É esse o efeito provocado por este restaurante cosmopolita, que engloba três áreas em diferentes momentos: um Gastrobar, com pavimento marmoreado, balcão central, vasta seleção de vinhos e cocktails, petiscos frios e quentes, queijos e charcutaria, e pratos de cozinha portuguesa, como o 'Bacalhau à Brás'; o resguardado Crudo Bar, onde se servem desde mariscos a ceviche, e um Ristorante dedicado à autêntica cozinha italiana. O 'Bife tártaro trufado', a 'Burrata DOP', o 'Creme', o 'Ravióli de sapateira', o 'Linguine de lavagante' e os grelhados são alguns destaques. Considere a esplanada Terraza”, escreve o guia, sonbre este restaurante (Preço médio: €55).