Art Déco, natureza e gastronomia inspiram novo hotel de luxo no Minho

A localidade de Moure, em Vila Verde, no distrito de Braga, foi escolhida para acolher o segundo hotel da cadeia francesa Maison Albar em Portugal – o primeiro fica na Avenida dos Aliados, no Porto. O alojamento de cinco estrelas, cujo nome parece remeter para o amor, adota o nome da terra (à Moure - em Moure, em português) e abriu portas no passado dia 25 de junho.
Com 26 espaçosos quartos e suítes (desde €450) e restaurante liderado por Julien Montbabut, os interiores foram pensados ao detalhe para cumprir a ligação ao estilo Art Déco, também predominante na unidade do Porto. Na descrição do novo Maison Albar Amoure destaca-se que o gabinete de arquitetura DOMUS CONCEPT, sediado em Lisboa, recebeu carta branca para criar a propriedade, tanto nos interiores sumptuosos como no que respeita à fachada imponente, ladeada por jardins paisagísticos.
A decoração aposta em materiais exclusivos, mobiliário moderno e aproveita a luminosidade de amplas janelas sobre a verdejante paisagem minhota.
“Da quinta para a mesa”
À semelhança do que acontece no restaurante Le Monument, instalado no portuense Maison Albar Monumental Palace, o chef parisiense Julien Montbabut - Garfo de Prata do Guia Boa Cama Boa Mesa e com uma Estrela Michelin-, adota neste novo restaurante bistronómico pratos regionais com um toque contemporâneo. Continua, também na unidade minhota, a seguir a filosofia "da quinta para a mesa" que tem aperfeiçoado desde que chegou a Portugal, em viagens de descoberta de locais, produtos e tradições, que retrata nos menus do Le Monument.
Além doi restaurante dedicado à alta cozinha, o Maison Albar Amoure conta ainda com o Bar RPM (Revolution Per Minute), com um menu de snacks e cocktails clássicos e de assinatura e uma Biblioteca, espaço mais privado, para relaxar ou receber reuniões profissionais.
Com 244 m², o Spa Amoure foi pensado para oferecer uma experiência de relaxamento completa, seja nas duas salas de tratamento, na piscina interior, na sauna e banho turco, ou na sala de fitness. Lá fora, entre a natureza dos 6 hectares da propriedade, há também uma piscina exterior.
O novo hotel abre-se também para eventos ligados à arte e ao automobilismo - uma paixão do proprietário expressa logo à entrada do hotel, “numa peça de arte suspensa que é o motor de um Austin Martin desconstruído”, descreve Manuel Santos num vídeo sobre a unidade publicado nas redes sociais. Neste sofisticado enquadramento “podem reunir-se para inaugurações e exposições de obras de arte e peças de coleção notáveis”, refere-se na descrição do empreendimento.
Igualmente aberto a eventos privados, o Maison Albar - Amoure (Avenida da Câmara, 22, Moure. Tel. 253149060) foi inaugurado a 25 de junho de 2024.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: amfonseca@impresa.pt