E o "Óscar do queijo" vai para? Em novembro, Portugal recebe pela primeira vez os prémios World Cheese Awards

Chegou a vez de Portugal, na cidade de Viseu, receber os World Cheese Awards, a maior competição mundial de queijos. O evento, que decorre no próximo mês de novembro, foi apresentado na Casa da Ribeira, espaço evocativo das memórias da capital da Beira Alta, região onde são produzidos alguns dos mais reconhecidos e apreciados queijos portugueses. Com esta estreia, Portugal sucede a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega, onde se realizaram as anteriores edições dos chamados “Òscares do queijo”.
Os World Cheese Awards 2024 contam com um júri de 250 especialistas para avaliar mais de 4.500 queijos de mais de 40 nacionalidades, e são organizados há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food. Em Viseu, entre os dias 15 e 17 de novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais, vão avaliar mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países, numa competição, diz a organização em comunicado, caracterizada pelo “paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades”. Destaca-se ainda o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.
A iniciativa World Cheese Awards 2024 que vai trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores de todo o mundo, conta ainda com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao público. “Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36ª edição dos prémios”, afirma no mesmo comunicado John Farrand, managing diretor da Guild of Fine Food, organizadora da competição. “Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”, conclui Farrand.
"Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira", justifica Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, num esforço conjunto com o jornalista gastronómico Paulo Salvador. A escolha da cidade acabou por surgir de forma natural já que a região "possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência", a par de um rico legado histórico na produção de queijo, "ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela", acrescenta. Já Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões assume ser “com muita satisfação que o território recebe este ano os World Cheese Awards.
Criados em 1988, os World Cheese Awards representam o maior evento do mundo para o sector de produção de queijo artesanal, Trabalhando em equipas de dois ou três elementos, os juízes identificam os queijos dignos de um prémio de ouro, prata ou bronze. Analisam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, acima de tudo, o seu sabor. Cada equipa nomeia então um queijo excecional como Super Gold. Estes queijos são identificados como os melhores do mundo e são julgados uma segunda vez por um Super Júri composto por 16 especialistas reconhecidos internacionalmente, que selecionam um queijo para ser o campeão na ronda final de avaliação. O Super Júri debate os queijos finais perante uma audiência de consumidores e comerciantes, antes de escolher o Queijo Campeão do Mundo em direto na WCA TV. Para além dos prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Gold, a distinção máxima, existem troféus específicos por país e por tipo de queijo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt