Prémio Sustentabilidade 2024: Conheça os restaurantes distinguidos pelo Guia Boa Cama Boa Mesa
Herdade do Esporão
O Guia Boa Cama Boa Mesa distingue 10 restaurantes, que se destacam na defesa e promoção da sustentabilidade no turismo, fazendo um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurando que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Neste contexto, por serem exemplos para todo o sector e promotores destes valores junto dos turistas, o selo Sustentabilidade 2024 é atribuído esta segunda-feira, dia 8 de abril, na cerimónia anual de entrega de prémios
Em 2024, o Guia Boa Cama Boa Mesa volta a celebrar os restaurantes que se destacam na defesa e promoção da sustentabilidade no turismo, fazendo um uso adequado dos recursos ambientais, respeitando a autenticidade sociocultural das comunidades e assegurando que as atividades económicas sejam viáveis no longo prazo. Neste contexto, por serem exemplos para todo o sector e promotores destes valores junto dos turistas, vai ser atribuído o selo Sustentabilidade 2024 a 10 restaurantes, uma iniciativa que conta com o apoio do Recheio.
A procura cada vez maior por soluções amigas do ambiente, da comunidade e da saúde multiplica-se na área da restauração. Da alta cozinha aos pequenos espaços locais, os restaurantes nacionais estão cada vez mais equilibrados com o meio ambiente e próximos da Natureza. E há diversas formas de conciliar a vertente ecológica e gastronómica: aproximar quem cozinha de quem produz, comprando a produtores locais que se tratam pelo nome e garantindo o justo valor a quem trabalha a terra, adotar uma política de zero desperdício, aproveitando todas as partes de um produto, ou basear a cozinha na horta própria são caminhos possíveis. Mas também se investigam, trabalham e utilizam espécies invasoras, equilibrando ecossistemas. Exaltam-se os vegetais, que ganham estatuto de protagonistas, enobrecendo-os. Noutra faceta da sustentabilidade, recuperam-se ingredientes e receitas caídas em desuso, fortalecendo a cultura e a comunidade de uma região e enaltecendo as tradições únicas e singulares de cada território. Por intermédio de muitos restaurantes mantém-se zonas rurais vivas, contribuindo para o equilíbrio social e ambiental do país.
Estes são os alojamentos distinguidos com o prémio Sustentabilidade 2024, uma iniciativa com o apoio do Recheio:
A COZINHA POR ANTÓNIO LOUREIRO (Guimarães)
CASA DE SOUTO VELHO (Chaves)
CHECK IN BY LEONEL PEREIRA (Faro)
RESTAURANTE FAJÃ DOS PADRES (Câmara de Lobos)
FAVA TONKA (Matosinhos)
LOKI (Portimão)
Ó BALCÃO (Santarém)
RAYA RESTAURANTE (Alandroal)
RESTAURANTE HERDADE DO ESPORÃO (Reguengos de Monsaraz)
O Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, que conta com o apoio do BPI e do Recheio, já está disponível nas bancas, por €19,90. Pode também ser adquirido on-line na LOJA IMPRESA.