Boa Cama Boa Mesa

Castelo com 900 anos em Ponte de Lima vai renascer como hotel vínico

Vila Galé Paço do Curutelo
Vila Galé Paço do Curutelo

Um investimento de 20 milhões de euros está a reconstruir um castelo de 1126, em Ponte de Lima, e criar um projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes com inauguração em 2025. O hotel vai ter 69 quartos, adega e vinha

Um investimento de 20 milhões de euros está a reconstruir um castelo de 1126, em Ponte de Lima, e criar um projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes com abertura em 2025, criando 42 empregos, foi divulgado.

Em resposta, por escrito, a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, o grupo Vila Galé explicou que "a área de implantação do hotel" será a "principal fonte de recrutamento" para os 42 postos de trabalho diretos, "complementando depois as equipas com outros elementos que já trabalham no grupo e que transitarão para a nova unidade como forma de progredir nas suas carreiras e integrar os novos elementos".

O castelo de Curutêlo, também referido como castelo de Corutelo e paço de Curutêlo, localiza-se na freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, em Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, e foi adquirido em 2022.

O novo projeto turístico, "desenvolvido em parceria com o empresário António Parente, do grupo Madre", prevê a criação de um hotel, enoturismo e produção de vinhos verdes.

Paço do Curutelo
Turismo do Porto e Norte de Portugal

"O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será uma unidade com 69 quartos, piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness, salão de eventos para 600 pessoas, dois restaurantes, biblioteca, capela e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinha", adiantou o diretor regional de operações do grupo Vila Galé, Carlos Alves.

Segundo o responsável do grupo para o Norte e Centro do país, o projeto turístico abrange uma área de 57 hectares e tem abertura prevista para abril de 2025, sendo que o primeiro vinho produzido na propriedade será lançado este ano, no dia 25 de abril.

"Este é mais um exemplo da estratégia que a Vila Galé tem vindo a reforçar, de investir na reabilitação de património histórico e de contribuir para o desenvolvimento de regiões do interior do país, gerando emprego que permita fixar as populações, promovendo o crescimento e reduzindo as assimetrias", sublinhou Carlos Alves.

O paço Curutelo, de configuração acastelada, está implantado em área rural, na envolvente do monte de São Cristóvão dos Milagres ou do Curutelo, e está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Paço do Curutelo
CM Ponte de Lima

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate