Boa Cama Boa Mesa

José Avillez eleito 33.º melhor do mundo nos prémios The Best Chef Awards

José Avillez eleito 33.º melhor do mundo nos prémios The Best Chef Awards
É a melhor classificação de sempre do chef português no The Best Chefs Awards. José Avillez subiu 47 lugares e ocupa agora a 33.ª posição. Na lista dos 100 melhores do mundo, que é liderada pelo espanhol Dabiz Munõz, surgem os nomes de mais dois chefs a trabalhar em Portugal, com destaque para a estreia de João Oliveira

“Nem sei bem o que dizer senão que é um enorme orgulho poder representar Portugal e a gastronomia portuguesa e que estas distinções são acima de tudo das minhas equipas e de todos os cozinheiros Portugueses. OBRIGADO.” Foi desta forma que, através das redes sociais, José Avillez reagiu à divulgação dos resultados do concurso mundial anual The Best Chef Awards, que colocou o cozinheiro português na 33.ª posição. Trata-se do melhor resultado de sempre alcançado por José Avillez que, em 2022, ocupava o lugar 80 da prestigiada competição. Recorde-se que em junho, o restaurante Belcanto tinha conseguido a 25.ª posição nos prémios The World's 50 Best.

A classificação foi anunciada esta madrugada no México e, pela terceira vez consecutiva, foi o espanhol Dabiz Munõz, do restaurante DiverXO, foi eleito o melhor chef do mundo. Entre o top 100 do ranking do The Best Chef Awards está também Hans Neuner, do restaurante Ocean, no Algarve, que conseguiu o lugar 71. Pela primeira vez, João Oliveira, do Vista Restaurante, em Portimão, integra a lista na posição 100. Sai dos 100 melhores do mundo, Henrique Sá Pessoa.

Chef João Oliveira

Portugal “New Destination Champion”

Quase em paralelo, foi também divulgada a La Liste, que se define como “a melhor seleção de restaurantes do mundo” e que reúne os 1000 melhores, “com base na compilação de centenas de guias e milhões de avaliações online”. Nesta lista, o restaurante Belcanto, liderado por José Avillez é melhor entre portugueses cotados entre os 1000 melhores, onde surgem ainda Ocean, Vila Joya, The Yeatman, Feitoria, Fortaleza do Guincho, Alma, Casa de Chá da Boa Nova e Il Gallo D’Oro

Os prémios La Liste de 2024 ganham ainda maior importância para a gastronomia nacional, uma vez que Portugal foi eleito “New destination Champion”, um prémio que distingue “uma cidade, região ou país em plena expansão gastronómica, que em breve será um destino obrigatório”. Avillez deslocou-se a Paris para receber, na noite desta segunda-feira, “em nome de todos os chefs e cozinheiros portugueses, o reconhecimento para Portugal”, como “New Destination Champion 2024.

O restaurante Le Bernardin by Eric Ripert, localizado em Nova Iorque, ocupa o primeiro lugar desta lista mundial.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate