Primeiro vinho do Porto Vintage a estagiar no fundo do mar emergiu em novembro
Uma centena de garrafas de vinho do Porto Vintage da Van Zellers & Co que estagiaram no fundo do mar, ao largo de Sines, vão ser resgatadas na passada quinta-feira, dia 16 de novembro,no âmbito de uma iniciativa associada à ação de educação ambiental Planeta Oceano. Cada uma pode ser adquirida por €1000
Quinta-feira, 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, vão ser retiradas do fundo do mar 102 garrafas de Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged, “o primeiro Porto Vintage da história a estagiar debaixo de água”. Esta iniciativa está associada à ação de educação ambiental Planeta Oceano, que é promovida pelo Oceanário de Lisboa com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos oceanos e da sua conservação.
As 102 garrafas foram disponibilizadas aos clientes da Van Zellers & Co., em junho e já têm todas destino: cerca de metade ficam em Portugal e as restantes rumam para países como Suíça, Finlândia, Áustria, Canadá e Reino Unido, anuncia a empresa sediada em São João da Pesqueira, na região do Douro.
Segundo a Van Zellers & Co, "o lançamento inédito acontece em parceria com a Zouri Shoes, uma marca de calçado eco vegan que ficou responsável pela criação da embalagem que acomoda esta garrafa, propositadamente desenhada em forma de concha".
"Esta marca utilizou plástico recuperado da nossa costa (cerca de uma tonelada foi recolhida nas praias portuguesas com o contributo de 600 voluntários) e ainda a reutilização de desperdícios de fábrica, tornando a caixa 100% reciclada", explicou.
Cada garrafa de Van Zellers & Co Vintage Porto 2020 Ocean Aged custa cerca de €1000, com parte das receitas destinadas a apoiar o programa de educação ambiental Planeta Oceano.
O Vintage Port 2020 Ocean Aged foi lançado oficialmente no Dia Internacional do Oceano (8 de junho), depois de ter sido afundado em dezembro de 2022 no Porto de Sines, em colaboração com a empresa Ecoalga - Adega do Mar (especializada em armazenamento subaquático).
A gestora de Marketing e Comunicação da Van Zellers & Co, Francisca Van Zeller, explicou que este vinho pretende ligar a tradição à inovação: "Este projeto é uma verdadeira fusão de tradição e inovação, um testemunho do nosso compromisso em elevar o vinho do Porto a novos patamares. Submergir as garrafas nas águas do oceano, onde a natureza exerce a sua influência única, foi uma experiência emocionante", frisou.
Francisca Van Zeller, que terá a cargo o resgate das garrafas do fundo do mar, explica ainda que “este é um vinho que carrega a história do passado e a promessa do futuro, e estamos muito felizes por partilhá-lo com o mundo.”
A Van Zellers & Co foi fundada em 1780, mas a família produz vinhos na região do Douro desde 1620. A empresa tem atualmente 16 hectares de vinhas nas margens do rio Torto, Vale do Pinhão e Murça e, em 2022, produziu um total de 49.172 garrafas.