Depois do Belcanto, restaurante Mapa, no Alentejo, é o novo caminho do chef David Jesus

“Criar uma experiência gastronómica única”. Esta é promessa de David Jesus enquanto chef do novo restaurante Mapa, instalado no edifício principal do L’AND Vineyards, e que substitui o até agora denominado Viajante. Em comunicado, o resort alentejano, que já ostentou uma estrela Michelin, não só anuncia a chegada de David Jesus, como promete “explorar novos caminhos”, através do restaurante. No Mapa “destaca-se a gastronomia como linguagem universal, celebra-se o encontro de culturas resultante da história e das viagens marítimas dos Portugueses”, pode ler-se. Para este objetivo, o restaurante conta com “os ingredientes dos agricultores biológicos locais, as carnes regionais e o peixe da lota de Setúbal”. Enquanto hotel vínico, a harmonização enogastronómica vai também ser uma aposta reforçada no novo projeto.
Depois de ter sido chef executivo do Belcanto e braço direito de José Avillez durante doze anos, David Jesus assume agora a liderança do novo restaurante Mapa, no resort L’AND Vineyards, onde está a preparar, desde o verão, a nova imagem e conceito gastronómico. O chef, que deixou o Belcanto em 2022 e se dedicou quase em exclusivo à padaria artesanal Millstone Sourdough, que criou com a mulher, Sandra Freitas, pretende apresentar o primeiro menu de assinatura do restaurante Mapa em fevereiro do próximo ano. Está também em preparação a carta do Café da Viagem, espaço gastronómico informal no piso térreo do hotel. Para todo este projeto contribui também o gastrónomo e investigador Virgílio Gomes.
Sobre este novo desafio, David Jesus promete, desde já, “criar uma experiência gastronómica única que expresse a identidade do L’AND, e ao mesmo tempo dando passos sólidos para consolidar a sua identidade num restaurante que se quer de autor". Formado pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, David Jesus chegou ao Belcanto com 33 anos, onde ficou até agosto de 2022 e durante 12 anos foi chef executivo de cozinha do multipremiado Belcanto, em Lisboa. Antes, Antes, passou pelo restaurante Tavares também com José Avillez, que em 2009 também foi distinguido com uma estrela Michelin, e trabalhou com o chef Aimé Barroyer, Pestana Palace. Ao longo da carreira estagiou em prestigiados restaurantes mundiais, incluindo o Restaurante Quique Dacosta, Celler Can Roca, Mugaritz, Hotel Le Bristol Paris e Viajante, do português Nuno Mendes.
“Para mim, a cozinha é amor e conforto. Uma viagem desde 1995 ainda com muito para conhecer, aprender e explorar: é fascinante viajar e poder sentir, observar e perceber as características de cada cozinha, as diferenças e as influências de cada cultura. Orgulhosamente português e cozinheiro, sinto-me honrado e orgulhoso em dedicar-me a promover a gastronomia portuguesa e contribuir para fazer de Portugal um destino gastronómico de excelência”, declara David Jesus. Por tudo isto, lê-se no comunicado, o Mapa será um “Restaurante de Viagens”.
Conheça AQUI as mais recentes alterações na oferta de alojamento e experiências do L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt