Um restaurante, duas chefs e três estrelas: Marlene Vieira recebe Ana Roš em jantar único

Jornalista
Ana Roš, natural da Eslovénia e proprietária do Hiša Franko, com três estrelas Michelin, é a primeira chef internacional convidada de Marlene Vieira, para conhecer a essência da gastronomia de regiões do nosso país, apreciar a qualidade dos ingredientes sazonais portugueses e partilhar experiências no restaurante Marlene,.
Mais especificamente, este jantar abre um ciclo de presença de cozinheiros de renome internacionais, com os quais Marlene Vieira pretende “fomentar a partilha entre chefs, bem como a essência da gastronomia e a qualidade dos ingredientes locais e sazonais portugueses”. Desta forma, espera-se que os convidados sejam também “embaixadores portugueses no mundo”.
Para tal, Ana Roš, que em 2017 foi eleita a melhor chef feminana do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, é levada a visitar casas de bem comer, produtores nacionais e lugares icónicos. A finalidade deste roteiro é, no final, ambas proporcionarem uma viagem aberta à celebração e valorização da matéria-prima portuguesa, da criatividade e da inovação na cozinha.
Eis o que se espera do menu de degustação (€300, incluindo harmonização vínica) composto por 10 momentos criados pelas duas chefs, a servir na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, no restaurante Marlene,, localizado no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. A promessa é de uma noite memorável.
Enquanto a chef anfitriã tem em mãos a missão de revelar pratos de inspiração e sabores portugueses, sempre com um toque de provocação e uma estética subtil, em que marisco e peixe são garantidos, assim como cogumelos e trufa, produtos de excelência desta época do ano, Ana Roš traz, dos Alpes Julianos, duas criações consideradas emblemáticas do percurso da chef eslovena: o “Beignet” de milho, com queijo cottage fermentado e a truta, como estrela no prato principal.
Já a escanção Gabriela Marques acompanha este roteiro gastronómico, com vinhos da Quinta dos Carvalhais, pertencente à Sogrape e cuja enologia está a cargo de Beatriz Cabral de Almeida. Na seleção vínica constam as referências Quinta dos Carvalhais Colheita rosé, Quinta dos Carvalhais Reserva branco, Quinta dos Carvalhais Especial branco, Quinta dos Carvalhais Tinta Roriz 1994 e Quinta da Leda Vintage 1999, este último um ícone feito a partir de uvas vindimadas nesta propriedade localizada no Douro, da referida empresa vitivinícola portuguesa.
O jantar começa às 19h00, com um brinde de boas-vindas no vizinho Zumzum Gastrobar, seguindo-se o jantar no restaurante Marlene, (Av. Infante D. Henrique, Doca Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Tel. 912626761), restaurante inaugurado em abril de 2022, tendo recebido o prémio "Revelação 2023” na última edição do Guia Boa Cama Boa Mesa.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt