Boa Cama Boa Mesa

Comboio Histórico regressa ao Douro para mostrar paisagem que é Património da Humanidade

Comboio Histórico do Douro
Comboio Histórico do Douro
Daniel Rodrigues

O Comboio Histórico do Douro já voltou aos carris. Por semana, estão agendadas três viagens, que percorrem a paisagem património mundial, entre as estações do Peso da Régua e a do Tua, com paragem na icónica vila do Pinhão

A campanha de 2023 do Comboio Histórico do Douro arrancou este sábado, dia 8 de julho e prolonga-se até 29 de outubro. Com três viagens previstas por semana, a temporada pode estender-se até um total de 55 viagens e terminar apenas em novembro.

O Comboio Histórico do Douro percorre a paisagem duriense que é Património Mundial da UNESCO, entre as estações do Peso da Régua e a do Tua, com paragem na icónica vila do Pinhão. A composição inclui a locomotiva a vapor, construída em 1925, e cinco carruagens de madeira, do início do século XX, com 254 lugares.

Comboio Histórico do Douro
Daniel Rodrigues

"Vamos aumentar o número de serviços (viagens) comparativamente aos anos anteriores. Em vez de dois serviços por semana, ao sábado e ao domingo, vamos passar a fazer três serviços regulares por semana nesta época de 2023", anunciou Pedro Moreira, presidente da CP - Comboios de Portugal. Este ano, especificou, haverá também uma viagem à quarta-feira pela Linha Ferroviária do Douro.

No âmbito da parceria com diversos municípios atravessados pelo Comboio Histórico do Douro, a bordo são oferecidos produtos como cálices de vinho do Porto ou moscatel de Favaios, bem como doces tradicionais. Ao longo da viagem estão agendados outros momentos de animação.

Estação do Pinhão
Lucília Monteiro

No Pinhão, os turistas podem observar os painéis de azulejos da estação, que retratam a paisagem e a vida dos durienses, e o abastecimento de água à locomotiva quase centenária. A locomotiva faz, depois, as manobras de inversão na estação do Tua.

Os bilhetes para o Comboio Histórico do Douro (ida e volta) custam entre €25 (crianças) e €49 (adultos)

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate