Tome nota: estes são os destinos em Portugal que deve visitar em julho
Sardinhas, comida de fogo, música e até um festival de pão. Não faltam alternativas para percorrer o país ao longo do mês de julho. Se conduz em duas rodas, Faro é um destino incontornável, com motas e mariscos para apreciar. O roteiro passa ainda, entre outros destins, por Tomar e Sines
Julho é o mês em que, um pouco por todo o país, decorrem festas, arraias e concertos para todos os gostos. Também o melhor da gastronomia de várias regiões é dado a provar, em celebrações que misturam o pagão com o religioso, a natureza e a diversidade. Marque na agenda, e descubra os encantos de Portugal com estas sugestões de destinos para visitar ao longo do mês de julho.
Festa dos Tabuleiros
Festa dos Tabuleiros em Tomar Começou por ser uma festa das colheitas em honra de Ceres, a deusa romana das colheitas, da agricultura e da fertilidade a Festa dos Tabuleiros em Tomar,. Acredita-se que no século XIII foi assimilada como festa de solidariedade cristã. Realiza-se a cada quatro anos, com algumas curiosidades: os tabuleiros correspondem à altura da rapariga que os transporta, é composto por 30 pães, tantos quantas as chagas de Cristo e pesam uma arroba, ou seja, 15 kg. Levam ainda fitas que representam as cores das 16 freguesias de Tomar e a cor usada pelas raparigas deve corresponder à das gravatas dos homens. O ponto alto da festa, que decorre de 1 a 10 de julho, ocorre dia 9, com o Cortejo dos Tabuleiros. No último dia faz-se a Distribuição da Pêza, em que se distribui o pão benzido e um cabaz de alimentos aos necessitados. Prove A “Açorda de sável com sável frito” no restaurante A Lúria (Tel. 249381402) ou as “Fatias de Tomar” no restaurante Chico Elias (Tel. 249311067). No dia 1 de julho é inaugurado o hotel Vila Galé Collection Tomar (Tel. 249249820).
Chefs on Fire
Luis Niza
Festival dos Canais, Chefs on Fire e Festa da Vista Alegre Até 16 de julho, pelo Festival dos Canais, em Aveiro, há música, teatro, dança, novo circo, artes visuais, atividades para crianças e diversas outras áreas artísticas. Estão representados 16 países, com 378 artistas, em 130 ações, 43 projetos, 12 estreias, ao longo de 15 estruturas de Aveiro. A entrada é gratuita. Em paralelo, decore entre 14 e 16 de julho, um spin off daquele que foi o evento vencedor do Prémio Nacional de Turismo na categoria de Turismo Gastronómico, o Chefs on Fire. São 12 refeições cheias de música e de pratos nunca vistos, cozinhados totalmente a partir do fogo e que celebram o melhor que a zona centro do país tem para oferecer. Dia 14 de julho as refeições são preparados pelos chefs Luís Gaspar, do restaurante Sala de Corte, e Cristiano Barata, do Mercantel. No dia 15 é Pedro Braga, do Mito, e João Cura, do Almeja. A música fica a cargo dos Ditch Dais e dos You Can’t Win, Charlie Brown, dos Cassete Pirata e dos Best Youth, e, de Tiago Nacarato e dos Budda Power Blues.
Em Ílhavo, a Vista Alegre vai viver, entre 30 de junho e 3 de julho, as tradicionais festividades em Honra de Nossa Senhora da Penha de França venerada na sua capela no Lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, como padroeira da fábrica de porcelana. Como manda a tradição, durante os 4 dias de festa serão vendidas peças da Vista Alegre com preços especiais. Da vasta programação recreativa e cultural destaque para o espetáculo com o grupo Ala dos Namorados, que promete um grandioso concerto na noite de sábado, 1 de julho, às 22h00, com entrada livre.
Concentração Internacional de Motos de Faro
Cavaleiros do asfalto e mariscos em Faro Mesmo quem não anda de mota não deixa de ficar impressionado com a Concentração Internacional de Motos de Faro. É a maior do país e este ano comemora a edição 41. Em Vale das Almas, mas também por toda a cidade, os motores vão-se ouvir roncar, e a energia contagiante dos condutores de duas rodas vai-se fazer sentir por todo o lado. 20 julho a 23 julho a animação está garantida com os grupos Break Free "Queen Tribute Show" e One Love Brand “Tributo a Bob Marley” no dia 20, a 21 sobem ao palco os Entre Aspas, La Frontera e Hybrid Theory. No último dia é Cuca Roseta, os Guano Apes e os Expensive Soul a fazerem a festa. A partir de 27 de julho, a festa é da Ria Formosa, com o melhor marisco que o Algarve tem para oferecer. No Largo de São Francisco, organizado pela Vivmar – Associação dos Viveiristas e Mariscadores da Ria Formosa, serão 11 dias de celebração onde é possível degustar o melhor marisco da Ria Formosa e outras especialidades regionais confecionadas com base nas receitas e tradições do concelho de Faro.
Festival Músicas do Mundo, em Sines
Músicas do Mundo em Sines O FMM Sines - Festival Músicas do Mundo é um festival de música realizado no concelho de Sines, na Costa Alentejana. É um festival de serviço público cultural povoado por espectadores-descobridores que adotam a “Música com espírito de aventura”. A programação é diversificada e apresentada em cenários históricos e urbanos de grande beleza e autenticidade, próximos de uma costa com paisagem protegida. A programação abarca a largueza da world music e realiza-se nos centros históricos de duas localidades do concelho de Sines: a cidade de Sines (palcos do Castelo, da Avenida Vasco da Gama, do Centro de Artes de Sines e do Pátio das Artes) e a aldeia de Porto Covo (palco do Largo Marquês de Pombal). B Fachada, Os Tubarões, A Garota Não e Carminho são alguns dos participantes. O programa completo pode ser consultado AQUI.
Fest'Asso
Fest'Asso e Rota do Pitéu em Setúbal Até dia 9 de julho no Largo José Afonso, Setúbal é palco da edição de 2023 da Fest'Asso. Esta iniciativa destaca-se pela dinâmica entre cultura, associativismo e gastronomia e pelo ambiente festivo em torno do Movimento Associativo da União das Freguesias de Setúbal. Dezasseis associações apresentam o seu trabalho e garantem o funcionamento das respetivas tasquinhas, onde serão servidas deliciosas iguarias da gastronomia local e regional. O programa cultural está repleto de artistas reconhecidos em Setúbal e na região, como Toy, ou Clemente. Já entre os dias 7 e 23 de julho decorre a Rota do Pitéu 2023. Petiscos típicos ou inovadores, confecionados com produtos tradicionais da região, como o choco, o peixe, o mel, o azeite, as conservas, o moscatel e o queijo de Azeitão, estão à prova em 23 tascas, tabernas, petisqueiras e marisqueiras do concelho de Setúbal, que disponibilizam um petisco único durante os 16 dias do evento ao preço fixo de €3,50.
Festival da sardinha
Sardinhas a saltar na brasa em Pedrógão O Festival da Sardinha volta à Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, entre 6 a 9 e de 13 a 16 de julho. Durante oito dias, repartidos por duas semanas diferentes, a sardinha é rainha da festa, acompanhada da melhor música. O Festival terá o seu epicentro no recinto montado junto à rotunda sul, mas estende-se aos restaurantes aderentes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de verão nas praias da região. Para embalar as sardinhadas, conte com a música de Jorge Guerreiro, Quim Barreiros, Blaya e dos Polo Norte, e ainda com o humor de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.
Pão de Mafra
ARTURCABRAL.PHOTOGRAPHER
Festival do Pão de Mafra e animais à solta De 8 a 17 de julho, o Pão de Mafra é rei. Voltou para mais uma edição o Festival do Pão que visa divulgar e promover este alimento de excelência, bem como os produtos e tradições locais. Unindo lazer, tradição e divulgação cultural, o festival tem como cenário o belo Jardim do Cerco, com vista para o Real Edifício de Mafra. A entrada é gratuita, mas limitada à capacidade do recinto. Carlão é cabeça de cartaz, numa programação que inclui ainda os HMB e os Quatro e Meia. Aproveite esta oportunidade para visitar a Tapada de Mafra, uma floresta autóctone com 833 hectares, onde se podem observar em liberdade diferentes espécies. Desde a Águia- de-Bonelli, passando pelo Morcego-de-Bechsteincom estatutos “Em Perigo” até ao Açor, ao Morcego-de-Ferradura-Pequeno e à Vibora-Cornuda de Estatuto de Conservação “Vulnerável”, são alguns dos exemplos que atestam a importância desta floresta. Realça-se a existência de três grandes monumentos naturais; um castanheiro-da-índia, uma olaia e um sobreiro, árvores classificadas como de Interesse Público, devido à sua dimensão e idade estimada.