Boa Cama Boa Mesa

Mente, corpo e vinho: há um novo retiro para descobrir num vale encantado da ilha da Madeira

Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira
Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira

Terrabona Nature & Vineyards é o nome do novo agroturismo localizado na encosta norte da ilha da Madeira. Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa são os mentores deste projeto de inspiração vínica, com quatro villas encaixadas na envolvente mágica da floresta Laurissilva

Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa visitaram, em maio de 2014, a Quinta do Cardo, localizada em Boaventura, no concelho de São Vicente, na encosta norte da ilha da Madeira. Um ano mais tarde, o casal compra a propriedade, onde já estava plantada, desde 1997, a mais nobre das castas alemãs: Riesling. Encaixada num vale encantado, está rodeada pelo verde que se estende até à floresta Laurissila, situada a 500 metros de altitude e classificada, desde 1999, como Património Mundial Natural pela UNESCO. Com inspiração vínica, o novo alojamento é também um convite para mergulhar na natureza em estado puro.

A ideia inicial era implementar apenas um alojamento, mas o vinho trocou as voltas, ou melhor, “veio por acidente”, revela Marco Noronha Jardim. Tudo porque, em maio de 2017, decidiu, com a mulher, dar continuidade à viticultura. Em setembro desse ano fazem, em família, a primeira vindima, da qual resulta o Terra Bona Family Harvest, branco, 2017, premiado no Internacional Wine Challenge de 2018 e distinguido com 90 pontos pelo conceituado crítico de vinhos Marc Squires, da revista Robert Parker Wine Advocate.

Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira

“Um retreat de bem-estar”

Este foi ponto de viragem que levou Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa a criarem o novo projeto de enoturismo, denominado Terrabona Nature & Vineyards. “Terrabona, porque, em latim, esta palavra significa boaventura, nome da freguesia onde nos encontramos”, explica o proprietário. O projeto de alojamento prepara-se para, entre 25 e 30 de maio, abrir em soft opening, que se vai manter até finais de julho, três das quatro villas projetadas pelo arquiteto Nuno Vidigal, uma como tipologia T2 e as restantes T1. Os valores de referência para o alojamento começam em €335.

“É um retreat de bem-estar em plena Natureza, onde o vinho nos descontrai e nos faz envolver com as pessoas”, reforça. Todas têm sala, kitchenette, horta com plantas a utilizar em infusões e jardim privados, perfeito para o pequeno-almoço, em dias soalheiros, e estão distribuídas pela vinha de Riesling. “Não são visíveis, senão pela frente, pois estão encaixadas nos socalcos”, esclarece Marco Noronha Jardim, por forma a “ficarem integradas na Natureza e os hóspedes poderem usufruir de total privacidade”, à exceção da Family Wine House, designação atribuída à villa T2, que só estará disponível em julho. Conforto é, neste contexto, a palavra mais repetida, desde o colchão aos lençóis de linho, de produção nacional, passando pelas almofadas, disponíveis em quatro versões à escolha, e pelo pavimento térmico, revestido a cortiça 100% portuguesa.

Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira

Bio sauna, piscina, horta e pomar

Quanto à refeição matinal, constituída por produtos locais biológicos e de época, entre outros, o proprietário do Terrabona Nature & Vineyards, garante que “vai surpreender!” Mais há mais novidades para mimar os hóspedes que, para já, ficam guardadas em segredo para os primeiros a visitarem este projeto que envolve “corpo, mente e vinho”. Por conhecer estão também as tarifas de hospedagem, uma vez que as reservas ainda não estão disponíveis.

O respeito pela Natureza estende-se à bio sauna e à piscina, “totalmente integradas na paisagem”, com particular foco na segunda, revestida, “por dentro, com hijau”, pedra vulcânica de Bali, cujas diferentes tonalidades de verde conferem o prolongamento da envolvente. Há ainda uma horta e um pomar com diferentes variedades de árvores, que dentro de três anos darão frutos.

Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira

Riesling, Terrantez e Loureiro

De regresso à cultura da vinha e do vinho, Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa constroem uma micro-adega, com o apoio do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), composta por uma sala destinada a provas de vinhos (a partir de €30), feita ao som de jazz ou chill out, em comunhão com a pacatez deste lugar, e um espaço exterior. A esta iniciativa, plantam, em 2020, duas vinhas. Uma de Terrantez, casta branca tradicional na ilha da Madeira e, em resposta ao desafio apresentado por João Pedro Machado, enólogo da casa e do IVBAM, avançam com outra, de Loureiro, variedade de uva autóctone da Região Demarcada dos Vinhos Verdes. A primeira será canalizada para a produção de uma colheita especial, e a segunda será usada na produção de um vinho da colheita deste ano. Quer a vinha velha, quer estas duas estão em modo produção integrada, à exceção da mais nova, plantada este mês, com a casta Riesling. “Esta, sim, está 100% em modo produção biológico”, declara Marco Noronha Jardim.

Quanto ao vinho feito a partir da casta Riesling da vinha com quase três décadas, parte estagia em cubas de inox, outra vai para barris de carvalho francês novo, enquanto uma quantidade ainda menor é destinado a ânforas de barro. Este último ensaio é executado em parceria com Pedro Ribeiro, enólogo da Herdade do Rocim, localizada no Alentejo, ou não fosse Marco Noronha Jardim e Maria João Velosa abertos a experiências no que ao vinho diz respeito, “seja com o nosso enólogo, seja com outros que queiram entrar nesta aventura”, adianta o proprietário do Terrabona Nature & Vineyards.

Terrabona Nature & Vineyards, na ilha da Madeira

O Terrabona Nature & Vineyards (Estrada do Cardo, 117, Boaventura. Tel. 925864904), além de inaugurar as quatro villas até ao final de maio, promete apresentar, em junho, uma tripla novidade em vinhos de curtimenta, da colheita de 2021, produzidos a partir da casta Riesling, em parceria com outras duas famílias: o Terra Bona 3 Famílias Family Harvest, o Terra Bona 3 Famílias Fesh Oak Barrils e o Terra Bona 3 Famílias Clay Barrils. A inauguração oficial do projeto decorreu sábado, dia 13 de maio.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas