Boa Cama Boa Mesa

Descobrir os Passadiços do Mondego, a maior atração turística da região da Guarda

Passadiços do Mondego
Passadiços do Mondego
AB

Inaugurados em novembro de 2022, os Passadiços do Mondego já foram visitados por perto de 50 mil pessoas. Inicialmente gratuito, o acesso aos 12 km da estrutura, no concelho da Guarda, passou a ser pago desde fevereiro

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, considerou recentemente que os Passadiços do Mondego, que desde a abertura foram visitados por cerca de 45 mil pessoas, são "talvez, neste momento, o maior ponto de atração" turística da região. Inaugurados no dia 6 de novembro de 2022, os Passadiços do Mondego, considerados pelo autarca como “os mais bonitos do país”, estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

Passadiços do Mondego
AB

Até ao final de janeiro, o acesso à infraestrutura era gratuita, obrigando no entanto uma reserva prévia, através do site oficial dos Passadiços do Mondego. Atualmente, o acesso tem o custo simbólico de €1. As crianças até 12 anos têm entrada gratuita. Refira-se ainda que os passadiços só podem ser percorridos entre as 9h00 e as 17h00 e que o acesso é realizado a partir de uma das duas extremidades: uma situada na localidade de Videmonte e a outra localizada na Barragem do Caldeirão. Existe, ainda, uma terceira entrada em Vila Soeiro, para quem não pretende fazer o percurso completo. Este é trajeto sugerido para pessoas com mobilidade reduzida. Para famílias aconselha-se a entrada em Videmonte para um percurso linear de 2 km, que termina no Açude dos Trinta.

Passadiços do Mondego
DR

Passadiços e pontes suspensas

Com um percurso pelas margens do rio Mondego e afluentes de cerca 12 km, os passadiços começam junto à barragem do Caldeirão, estendendo-se depois pelo vale do Mondego, nos territórios das localidades de Trinta, Vila Soeiro e terminando já na montanha, em Videmonte. "O percurso aproveita 5 km de caminhos já existentes e integra uma zona de 7 km de travessias, passadiços e três pontes suspensas com paisagens de cortar a respiração e onde abundam as veredas, açudes, cascatas, levadas e moinhos", explica o município da Guarda.

O itinerário compreende geossítios como o Miradouro do Mocho Real, escombreiras e cascalheiras do Alto Mondego e ainda os vestígios de património industrial de antigas fábricas e engenhos de lanifícios ou de produção de eletricidade (na aldeia de Trinta), "testemunhos de um passado ligado à indústria têxtil deste território, onde teve origem o afamado cobertor de papa".

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas