Boémio, intemporal, tradicional e contemporâneo: novo restaurante de Nuno Mendes no Porto é declaração de amor ao Norte de Portugal
Nuno Mendes, um dos mais aclamados chefs portugueses a trabalhar fora do país, inaugura a 16 de fevereiro o primeiro restaurante no Porto. Chama-se Cozinha das Flores, é a “realização de um sonho antigo” e já aceita reservas. O novo restaurante integra o projeto hoteleiro The Largo
(atualizado) É no emblemático Largo de São Domingos, onde desemboca a Rua das Flores e que ao longo dos anos foi marcando o ritmo de uma nova dinâmica na restauração do Porto, que inaugura no próximo dia 16 de fevereiro o Cozinha das Flores. Inserido no Hotel The Largo, que abrirá portas somente na primavera, o restaurante conta com a liderança do chef Nuno Mendes, neste que é o primeiro projeto no norte do país.
Foi o próprio Nuno Mendes que deu conta da abertura do novo espaço na conta de Instagram, revelando que o Cozinha das Flores será “simultaneamente contemporâneo e tradicional, boémio e intemporal, mas, acima de tudo, de hospitalidade genuína”, escreveu sobre o restaurante que representa a concretização de um “sonho antigo”: integrar um projeto que “celebra a região e revela a comida e as tradições gastronómicas do Norte de Portugal”. Nuno Mendes descreve-o ainda como um local de que “os portuenses se poderão sentir orgulhosos” e em que os visitantes possam ser capazes de “descobrir o Porto e arredores, imergindo na cultura e no pulsar do coração da cidade”.
Apesar de ter nascido na capital portuguesa e ter passado boa parte da infância no Alentejo, “a família da minha mãe é do Norte”, o que motivou “uma jornada de descoberta”. “Quanto mais descubro, mais cresce o meu amor pelo Porto e os seus habitantes”, descreve no mesmo post.
No novo restaurante do Porto, o chef Nuno Mendes usará novas e velhas técnicas de cozinha para trabalhar ingredientes do Norte do país e inspirado nas tradições locais. Celebrar a cultura gastronómica, os vinhos as técnicas e os ingredientes do Norte do país é o objetivo do Cozinha das Flores que, sob direção criativa de Nuno Mendes, promete “dialogar com a cidade”. A ementa integra pratos de assinatura como “Camarão e pesunto balchão", uma interpretação do Pão de Ló; “Natas de nabo”, uma abordagem ao famoso pastel de nata, encimadas por caviar, ou “Noodles de lula gigante”,com feijão branco e bacalhau, numa alusão às típicas “Tripas à moda do Porto”, ou “Porco grelhado com couve e enchidos”, além de uma sobremesa que remete para o tempo em que o chef viveu numa quinta no Alentejo e para a pureza do “Leite”.
Já o bar Flôr, com 12 lugares e comandado pela mixologista Tatiana Cardoso, pretende abraçar uma faceta mais contemporânea e divertida da cultura portuguesa através de criativos cocktails.
Para Nuno Mendes, é importante que tanto o Cozinha das Flores como o Flôr passem a fazer parte integrante da cidade e sejam ponto de encontro tanto para locais como para visitantes, numa experiência boémia que se adeque a diferentes ocasiões.
Nuno Mendes passou por diversos restaurantes de renome nos Estados Unidos da América e depois em Londres, onde se tem sempre destacado pela sua abordagem contemporânea - num dos projetos foi pioneiro em cozinhar em frente aos comensais, em jantares intimistas - e criativa a ingredientes tradicionais portugueses, sul americanos e orientais, numa cozinha que é reflexo de outra das suas conhecidas paixões: viajar.
Natural de Lisboa, o chef que se mudou para os Estados Unidos da América nos anos 90 para estudar Biologia Marinha decidiu abandonar o curso para abraçar a paixão pela cozinha. Desde então formou-se na California Culinary Academy em São Francisco, esteve em locais emblemáticos como o elBulli, viajou pelo mundo, com especial enfoque no Japão, de onde bebem inspiração muitas das suas criações, e desde 2006 trabalha em Inglaterra.
Viajante e Mãos, distinguidos com uma estrela Michelin, Taberna do Mercado e, mais recentemente, o Lisboeta, inaugurado em março de 2022, em Londres são alguns dos projetos em que está envolvido. Em 2019 comandou o projeto gastronómico do Bairro Alto Hotel, com Bruno Rocha (na foto).
Bruno Rocha e Nuno Mendes, em 2019, na cozinha do BAHR
O Cozinha das Flores (Largo de São Domingos, 62, Porto) abre a 16 de fevereiro e já aceita reservas através deste email. Está inserido no futuro hotel The Largo, cuja abertura está prevista para esta primavera.