Jantar de caviar e ementas inspiradas em filmes italianos abrem o apetite para novo restaurante em Lisboa
Restaurante Davvero
“La Dolce Vita”, o filme, realizado por Frederico Fellini, marca o começo de um ciclo de noites italianas que se prolonga até 2023 no restaurante Davvero, do Sublime Lisboa, sempre com ementas especiais para cada película. No calendário está também um jantar único de caviar e o novo “Brunch Bellini”
Naturalmente serão muitos aqueles que já viram “La Dolce Vita” repetidas vezes, mas, com este tipo de filme, uma vez mais nunca é demais, e a cena de encontro entre Marcello Mastroianni e Anita Ekberg na Fontana di Trevi, a “fonte dos desejos”, em Roma, é eterna e absolutamente inspiradora para uma boa noite de conversa, acompanhada por sabores italianos, criados especificamente para esta ocasião. A primeira das Noites Italianas do Davvero, o restaurante do hotel Sublime Lisboa acontece no dia 12 de outubro. A sessão de cinema tem hora marcada, sempre pelas 18h30. Os lugares estão limitados a 16 pessoas. Depois é entregar-se ao menu criado por Isaac Kumi, o chef que descreve a cozinha como “arte, amore i passione”.
La Dolce Vita
Para celebrar “La Dolce Vita”, a ementa desenhada para a primeira noite de cinema italiano, começa com “Carciofi alla Giudia”, alcachofras crocantes com alioli-cantábrico, um clássico da cozinha romana de origem judaica. Depois há “Ravioli “Caramella” di Ricotta e Spinaci”, um ravioli em forma de rebuçado, recheado com queijo ricotta e espinafres, com molho suave de manteiga e sálvia. Segue-se mais um clássico, como convém a uma ementa que complementa a visualização de La Dolce Vita, neste caso “Saltimbocca alla Romana”, escalopes de vitela com prosciutto e sálvia, ao molho de limão, puré de batata. Termina com o “Gelato alla Ricotta di Pecora, Fichi Caramellati e Mandorle”, gelado de ricota de ovelha, figos caramelizados e amêndoas. O menu degustação é inspirado na tradição culinária italiana, mas sobretudo romana, propõe uma viagem pelos clássicos da cozinha do país de Fellini. Inclui aperitivo, entrada, prato principal, sobremesa, vinho, água e refrigerantes e café (€60).
Davvero Sublime Lisboa
Depois de La Dolce Vita, a 23 de novembro é possível assistir “Goodfellas”, de Martin Scorsese, seguido de um menu específico criado para o jantar dessa noite, e, a 14 de dezembro, será a vez de o coração palpitar com Diane Lane em “Under the Tuscan Sun”, de Audrey Wells, também com menu especial para o serão. A iniciativa prolonga-se em 2023, estando as datas ainda confirmar, mas já com a programação selecionada, nomeadamente “Un Americano a Roma”, de Steno, seguido de “Moonstruck”, de Norman Jewison, e, por fim, “The Big Night”, de Campbell Scott & Stanley Tucci.
As reservas para as Noites Italianas do restaurante Davvero (Rua Artilharia 1, 70, Lisboa. Tel. 911771610) são obrigatórias.
Davvero Sublime Lisboa
Novo brunch e jantar de caviar
No calendário de iniciativas do restaurante registe-se a realização no dia 22 de outubro de um jantar exclusivo dedicado ao caviar e ao champanhe. Assim, vão estar à prova quatro caviares Diniz & Lima Mayer. Para além da apresentação e degustação de cada caviar, existe um menu, com cerca de 50g de caviar por pessoa, especificamente preparado pelo chefIsaac Kumi. O jantar obriga a reserve e está disponível apenas para 16 pessoas.
O restaurante Davvero anuncia também mais uma novidade. O “Bellini brunch”, uma experiência que consiste em quatro momentos e que mistura o que tradicionalmente encontramos num brunch com pratos italianos e Bellinis durante toda a refeição. O brunch é servido aos domingos das 12h00 às 15h30 (€49), com preços especiais para crianças consoante a idade e gratuito até aos 4 anos. Começa por uma seleção de queijos, charcutaria, focaccia, grisisni e roll, “Tagliere di Formaggi, Prosciutto e Focaccia Barese”, segue-se o Trio de Pannochia, milho-doce com parmesão, paprica e coentros, “Vitello Tonnato” e “Aspargi, Uova e Asiago” (espargos, ovo e queijo Asiago).
Davvero Sublime Lisboa
Alexandra Henriques
Depois pode escolher entre “Risotto Gamberi” (risotto de camarão), “Tagliolini ai Funghi Gratinati” (tagliolini gratinado com cogumelos), e “Paccheri, burrata, pomodorini”, “Insalata di Castel Franco” (salada de alface orgânica, grão-de-bico, tomate, cebola roxa, feijão-verde, mozarela e manjericão), e ainda “Piccatine di Vitello al Limone” (escalopes de vitela, ao molho de limão, puré de trufas). Termine com um doce, também à escolha, “Trio di mignon italiani”, “Gelato di vaniglia e noci sabbiose” (gelado de baunilha, avelã crocante, creme de pistácio) ou espetadinhas defruta.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes