Boa Cama Boa Mesa

Antigo convento templário e hospital, conheça o hotel de Braga que conquistou um "Óscar" de turismo

3 outubro 2022 15:13

tiago de paula carvalho

Inaugurado em 2018, o Vila Galé Collection Braga foi distinguido, nos World Travel Awards 2022, como o “Europe’s Leading Landmark Hotel” ( Melhor Hotel-Monumento da Europa). A unidade hoteleira resulta da recuperação de um conjunto de edifícios que formavam o Hospital de São Marcos, por sua vez, erigido onde tinha existido uma ermida, uma albergaria e um convento templário.

3 outubro 2022 15:13

Numa cidade com mais de 2000 anos de história não faltam episódios, marcas do passado, lembranças e emblemas de determinadas épocas. Em Braga, o passado romano e o legado religioso convidam para uma demorada viagem pela História, que percorre as ruas da cidade, museus, igrejas e até espaços privados. Percorra “Caminhos com História”, procure os vestígios da época romana (quando se chamava Bracara Augusta, homenageando o imperador Augusto), visite a primeira Sé Catedral do país, mandada construir no século XII, e suba ao Bom Jesus do Monte, a pé ou no funicular de 1882, o primeiro da Península Ibérica. Braga é também famosa pelas muitas igrejas e santuários, pela arte sacra, pela inspiração barroca e pelo centro histórico.

Vila Galé Collection Braga

Vila Galé Collection Braga

tiago de paula carvalho

Em 2021, Braga foi eleita Melhor Destino Europeu para visitar nas votações da iniciativa European Best Destinations. Agora, em 2022, a cidade volta a destacar-se, mas por um dos hotéis localizados no centro histórico: o Vila Galé Collection Braga, distinguido, nos World Travel Awards 2022, conhecidos como “Óscares” de turismo, na categoria “Europe’s Leading Landmark Hotel” (Melhor Hotel-Monumento da Europa). O galardão foi entregue em Maiorca e votaram nesta edição, vários profissionais e especialistas do setor, da comunicação social e de clientes em todo o mundo. O hotel já tinha sido nomeado nos últimos três anos.

Vila Galé Collection Braga

Vila Galé Collection Braga

tiago de paula carvalho

Inaugurado em 2018, após um investimento de 8 milhões de euros, o Vila Galé Collection Braga orgulha-se do legado histórico de mais de 500 anos bem patente no edifício, o primeiro no país a ser construído de raiz para albergar um hospital. O enorme claustro, os espaços amplos e muitos detalhes - incluindo achados antigos - encontrados no local revelam a identidade do antigo Hospital de São Marcos, que aqui funcionou até 2011. Por curiosidade, refira-se a capela dedicada ao São Bentinho, colada ao hotel, numa lateral, local de peregrinação diária constante e um dos locais religiosos mais venerados na cidade.

Vila Galé Collection Braga

Vila Galé Collection Braga

tiago de paula carvalho

Respeitando a vertente histórica e arquitetónica do edifício, construído no local onde existia uma ermida dedicada a São Marcos, uma albergaria e um convento templário, o hotel manteve a estrutura existente e alguns elementos originais como os tetos abobadados. Observe o claustro e aproveite o elevador panorâmico. O hotel Vila Galé Collection Braga oferece, além de uma reconstrução cuidada e com atenção aos detalhes, 123 quartos e suites (a partir de €110), piscinas exteriores para adultos e crianças, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, ginásio e salas de massagens. Conta ainda com dois restaurantes, bar e adega dedicada aos vinhos Santa Vitória (Alentejo) e Val Moreira (Douro), marcas detidas pelo grupo Vila Galé.

Vila Galé Collection Braga

Vila Galé Collection Braga

tiago de paula carvalho

Composto por três blocos, onde constam o edifício D. Diogo Sousa, o edifício D. Frei Caetano Brandão e o edifício D. Frei Bartolomeu dos Mártires, remonta a 1508 e, enquanto hospital, foi erguido no local onde existia uma ermida, pelo menos desde o século XII, dedicada a São Marcos, e ainda uma albergaria e um convento templário, que seria extinto em 1312 para dar lugar ao dito hospital. Foi então D. Diogo de Sousa quem o fundou, reunindo neste novo organismo todos os outros existentes na cidade, num esforço de centralização das instituições assistenciais de Braga.

Vila Galé Collection Braga

Vila Galé Collection Braga

tiago de paula carvalho

O Vila Galé Collection Braga (Largo Carlos Amarante, 150, Braga. Tel. 253146000) surpreende pela recuperação cuidada, pela atenção dedicada aos detalhes e pela vasta coleção de Arte Sacra que apresenta, nos quartos, corredores e áreas comuns.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!