Boa Cama Boa Mesa

Entre obras de arte e surf, primeiro cinco estrelas de Aljezur tem camas de pedra submersas na piscina

Camas submersas na piscina infinita exterior
Camas submersas na piscina infinita exterior
Henrique Seruca
Fotogaleria: Saunas e lareiras, piscinas exteriores e interiores, gastronomia diversa e de qualidade, obras de arte, acesso à Praia do Canal e o aromático Parque Natural sempre à vista. A estreia do grupo Leacock no continente faz-se com o luxuoso Praia do Canal Nature Resort, para “colocar Aljezur no mapa de turismo de excelência”

Pedalamos entre a vegetação até vislumbrar o vale que conduz à Praia do Canal. Alcançar esse refúgio selvagem a Sul da Arrifana, rico em mato de zimbro, líquenes e escarpas, é desvendar um segredo tranquilo e ficar a sós com o mar. Cedemos ao impulso de um banho cauteloso, de olho na Pedra da Agulha. Acomoda-se a toalha o melhor que se pode, sobre o enredo de calhaus rolados que lembram os da Madeira, berço das quintas da Casa Branca e Jardins do Lago, da Leacock Investimentos. Este grupo escolheu Aljezur para lançar a sua primeira unidade no continente, e o primeiro hotel de cinco estrelas do concelho.

Praia do Canal Nature Resort
Henrique Seruca

A energia elétrica das bicicletas ajuda a regressar ao Praia do Canal Nature Resort, que sugere quatro percursos sinalizados para fazer no seu entorno, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. No Fórum (edifício principal), um amplo lobby evidencia a madeira, móveis restaurados e outros mais modernos, peças de cortiça a convocar o barrocal, uma lareira central e sofás confortáveis, obras de arte, como um painel de azulejos com relevo de Maria Ana Vasco Costa, e raízes de árvores servindo de bases para mesas ou suportes de candeeiros. A decoradora Constança de Castro Fernandes quis “trazer a natureza para dentro” de portas e conjugar castanhos e verdes com tons quentes que enganem o frio.

Camas submersas na piscina infinita exterior
Henrique Seruca

Camas de pedra submersas
Na loja Terra, vendem-se produtos de artesãos, artistas, designers e marcas portuguesas: “Contam histórias e emoções em cada peça, detalhe e textura”. A partir da esplanada Plaza, o resort de 220 hectares expande-se em blocos despojados e em tons terra, enquadrados pelos jardins e o prado. A caminho do quarto, libertam-se os aromas dos pinheiros-mansos e bravos, medronheiros, sobreiros, oliveiras e da esteva. São 56 alojamentos (desde €250) e cada bloco tem uma Júnior Suite em baixo, com camas dossel e jardim virado para o vale, e em cima um Quarto Deluxe com varanda - em muitos dá para ver o mar. A Grand Suite Rooftop e a Junior Suite Rooftop têm tanques de mármore panorâmicos de água aquecida, chuveiro e espreguiçadeiras, e há ainda duas Suites Familiares comunicantes com pequenas piscinas privadas.

ZIMBRO RESTAURANT TERRACE
Henrique Seruca

Com um forno a lenha e josper grill, o Restaurante/Bar Zimbro prepara sugestões leves, do peixe fresco grelhado com vegetais da época aos bivalves e mariscos da costa abertos na grelha, e a pizas de toque nacional. Este outlet funciona no verão e apoia a piscina exterior de 50 metros que tem uma área para crianças e camas de pedra submersas. Sinta o corpo em semi-flutuação sobre a pedra e aconchegue-se nas espreguiçadeiras e day-beds. Não se olha o relógio, urge descomprimir, esquecer a agenda, ler um livro e escutar o pássaros. No Esteva Spa alterna-se entre o duche sensorial, o banho turco, a sauna finlandesa a 90° e a sauna Bio a 70°, as piscinas interior e exterior aquecidas, a fonte de gelo, o balde e tanque de água gelada. Complementa-se com as zonas relaxamento interior e exterior, as duas salas de tratamentos e ginásio aberto 24h.

“É um hotel destino e o desafio é colocar Aljezur no mapa de turismo de excelência em Portugal. A pureza deste local é única. Há uma sensação de espaço, de paz e de sensibilidade para com a natureza, os seus sons e cheiros. Uma sensação de liberdade que é raro conseguir numa unidade hoteleira. A hotelaria deve proporcionar tempos de paragem para relaxarmos e recarregarmos baterias e também quisemos trazer a tradição de bem receber da Madeira para cá”, remata Alberto Reynolds.

Medronho Bar
Henrique Seruca

Experiências marcantes

Alinhamos numa prova de vinhos, de entre mais de 80 referências, sobretudo nacionais, bebendo o último vinho no lounge exterior. Daí seguimos para o Bar Medronho, com os seus grandes vidros, troncos de cortiça embutidos no balcão, cadeiras e mesas de design e adaptações de antigas luminárias madeirenses. Acede-se ao bar admirando o retrato que a artista Bárbara Gil fez de uma garça Imperial, majestosa ave migratória em perigo de conservação que aparece voando “numa época de restrição da liberdade”. Peça um chá ou cocktail, como o Vicentine Passion, e relaxe à lareira ao som de blues ou de uma guitarra. “Precisávamos de cor, aconchego e harmonia, de detalhes como as lareiras para as pessoas se sentirem em casa. É um hotel que dá para o verão e para o inverno”, comenta Alberto Reynolds, do grupo Leacock. No bar provam-se ostras da Ria Formosa, pregos de cachaço de porco preto, cachorros de polvo, queijos e enchidos do Alentejo, gyosas ou as alcagoitas em três texturas.

O restaurante principal é o Azeitona, que privilegia “os produtos e sabores da região, dos peixes frescos de mar ao melhor que a terra dá, adaptados à linha contemporânea do resort, mas mantendo a essência”, explica o chef Marcelo Santos. A comida é um dos pilares da unidade, abraçando o Algarve e o Alentejo. Enchidos e alcagoitas de Rogil e da serra de Monchique, queijos de Odemira, Serpa e Évora, porco preto de Barrancos, bivalves e peixe de mar algarvios, serve-se de tudo. Prove os croquetes de rabo de boi, o creme e texturas de ostra e o arroz Carolino do Sado com lingueirão, posta e barriga de robalo.

Quarto Deluxe com vista oceano
Henrique Seruca

Refeições em promontórios, surf, SUP, avistamento de golfinhos e aves marítimas, visitas a grutas, passeios a cavalo na praia, de BTT ou de barco na Arrifana, yoga, observação das estrelas, aulas de culinária com o chef, explorar a Rota Vicentina, apanhar medronho e visitar uma destilaria ou adega são outras experiências possíveis a partir do Praia do Canal Nature Resort (Vale dos Polvos, Valinhos, Aljezur, Tel. 282242400), que já produz mel e pretende produzir pinhão. O hotel convida a explorar a Costa Vicentina e as suas praias de areia branca: Odeceixe, Amoreira, Monte Clérigo, Arrifana, Vale Figueiras, Amado e Bordeira.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas