“Programa Seleção Gastronomia e Vinhos” quer criar Rede Nacional de Restaurantes

O programa da AHRESP, já implementado em Coimbra, Viseu, Cascais e nos Açores, pretende afirmar o Património Gastronómico Português como produto turístico.
O programa da AHRESP, já implementado em Coimbra, Viseu, Cascais e nos Açores, pretende afirmar o Património Gastronómico Português como produto turístico.
Dada a grande relevância que o setor da restauração assume e tendo em consideração o desejo de incrementar a procura turística nas várias regiões, é da maior importância requalificar a oferta existente, a partir de um referencial de qualidade para o setor. A implementação do “Programa Seleção Gastronomia e Vinhos” pela Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), constitui um instrumento determinante na orientação e defesa das expectativas dos consumidores.
O foco é também colocado nos turistas e excursionistas que nos visitam, mas também suporta a promoção dos próprios estabelecimentos, ao representar um indicador público, independente, de que os referidos estabelecimentos reúnem condições especiais que os distinguem no conjunto do setor. Por isso, a integração dos melhores estabelecimentos de restauração das várias regiões neste programa será um forte incentivo aos restantes estabelecimentos para que promovam uma oferta baseada na melhoria contínua dos seus serviços.
O “Programa Seleção Gastronomia e Vinhos” tem como objetivo criar uma Rede Nacional de Restaurantes que sirva de referência para consumidores interessados em autenticidade, bem como valorizar, dignificar e salvaguardar a gastronomia regional e nacional. Ao mesmo tempo, a AHRESP quer estimular a procura e o consumo de produtos regionais, tradicionais e qualificados, potenciando a economia, a agricultura e a cultura nacionais.
Como vantagens a AHRESP fornece, aos estabelecimentos aderentes uma placa e de um diploma, que devem ser colocados em locais visíveis, no exterior e interior, do “Programa Seleção Gastronomia e Vinhos”, que os empresários podem utilizar para promoção e divulgação de iniciativas gastronómicas.
Para pertencer ao “Programa Seleção Gastronomia e Vinhos” é necessário efetuar uma candidatura AQUI, sem custos, e esperar por uma visita anónima, onde serão aferidos parâmetros como as condições de higiene e segurança do estabelecimento, a formação profissional dos colaboradores, os requisitos de sustentabilidade e ambiente, bem como a valorização dos produtos endógenos. Fatores como a acessibilidade, a ementa e carta de vinhos, os tempos de espera, a qualidade de serviço, a conformidade da técnica culinária e das iguarias confecionadas, a execução culinária e o empratamento também serão tidos em conta.
Posteriormente à vista anónima, segue-se uma auditoria técnica ao restaurante, que dará origem a um relatório que identifica as não conformidades detetadas, e devem ser corrigidas, e as oportunidades de melhoria sugeridas. É igualmente enviado um parecer que conclui a realização da avaliação e informa sobre a integração imediata no programa ou sobre a necessidade de efetuar algumas correções, sem as quais não poderá ser possível a adesão.
Esta avaliação é realizada por técnicos qualificados e devidamente formados da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que só no final da refeição é que se identificam através de uma credencial emitida pela AHRESP. Por estes dias estão em votação os Prémios AHRESP, que nesta edição receberam mais de 400 candidaturas.
O Programa Seleção Gastronomia e Vinhos foi um dos cinco finalistas do PNT - Prémio Nacional de Turismo, na categoria de Turismo Gastronómico. O PNT é promovido pelo Expresso e pelo BPI - e conta com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte enquanto knowledge partner –, distingue as melhores empresas, práticas e projetos turísticos em Portugal.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes