Boa Cama Boa Mesa

Em Borba há um restaurante onde pode comer na horta entre os animais

Em Borba há um restaurante onde pode comer na horta entre os animais
Estreitando o conceito farm to table, no restaurante Espalha Brasas, em Alcavariça, a pouca distância de Borba, instalou-se uma esplanada em plena horta biológica, para que possa fazer a refeição lado a lado com legumes, frutas e animais. E nem um baloiço falta ao cenário.

Em Alcaraviça, perto do centro de Borba, há uma esplanada “plantada” à sombra das árvores, aromatizada pelas laranjeiras, nespereiras e ginjeiras, e virada para uma horta biológica. Pertence ao restaurante Espalha Brasas e permite fazer refeições perto de melancias, tomates, alfaces, couves e de olho nos animais: ovelhas, galinhas, burros, cães e patos. Pode passar na horta e colher um legume para a confeção de algum prato.

Espalha Brasas

“É um espaço com liberdade total para as pessoas poderem passear e desfrutar”, comenta Dinis Cachapela, um dos responsáveis pelo projeto, juntamente com Paula Santos, que se ocupa da cozinha. Perto da esplanada construiu-se uma casa da árvore e aí contempla-se a horta e as vinhas. Nessa árvore pendurou-se um baloiço! Noutra esplanada observa-se um avião, um barco, uma morta e uma guitarra em madeira, enquanto que, na sala interior, se exibem ferramentas agrícolas e fotos antigas.

Espalha Brasas

Neste restaurante de comida tradicional, comece por picar presunto e paio de porco-preto e queijo alentejano, e aposte numa canja de galinha ou sopa de tomate. As sugestões diárias do restaurante Espalha Brasas podem contemplar ensopado de borrego, sopa de cação ou a típica sopa da panela com toucinho cozido, linguiça, hortelã, galinha e sopas de pão. Tem ainda o lombo de bacalhau assado no forno, bacalhau gratinado com espina - fres, coelho no barro, cabrito assado no forno, galinha tostada, bochechas ou queixadas de porco com migas de pão ou esparregado de espinafres, e secretos ou plumas de porco-preto. Remate com a sericaia e o bolo de bolacha caseiros.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Alentejo, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 1 de julho 2022.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas