Boa Cama Boa Mesa

Segredos do Algarve: conhecer uma "vinha maluca" em Lagoa e beber como os fenícios em Estômbar

7 julho 2022 10:29

Adega Arvad

Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Vamos até ao Algarve?

7 julho 2022 10:29

Há uma casta que apenas existe nesta região, e de um único cacho fazem-se tintos, brancos e espumantes. Noutro produtor vínico, descubra porque a vinha anda de mão dada com a arte. Estes são apenas dois segredos para explorar e descobrir na região do Algarve.

Morgado do Quintão

Morgado do Quintão

A casta Negra Mole só se encontra plantada no Algarve. Foi abandonada e há pouco mais de uma década ressuscitou. No Morgado do Quintão (Tel. 965502529), em Lagoa, existem sete hectares plantados. Passeie pela vinha e prove o portfolio de vinhos produzidos com o apoio da enóloga Joana Maçanita. Com esta casta de bagos rosés, tintos e brancos num único cacho fazem-se tintos, brancos e espumantes. Fique alojado neste turismo rural de charme. Almoce sob a oliveira milenar e conheça “a vinha maluca”, a vinha que trepa, composta uma mescla de castas. Bastam 15 minutos de carro para encontrar o mar. No restaurante Bon Bon entregue-se à degustação das criações do talentoso chef José Lopes e, para os vinhos, fique nas mãos de Nuno Diogo. A meia hora do Morgado do Quintão, encontra a estátua de Dionísio, Deus do vinho, nas ruínas romanas de Milreu, também conhecidas por ruínas de Estoi. Parta à descoberta de uma rota da Negra Mole. Prove o Tinto 100% Negra Mole da Cabrita Wines, na Quinta da Vinha (Sítio da Vala, Silves. Tel. 911113176). Em Alcantarilha visite a Quinta João Clara (Tel. 967012444), primeiro produtor do Algarve a voltar a afirmar a casta Negra Mole. Delicie-se com o Tinto João Clara Negra Mole Reserva. Prossiga este roteiro fresco, leve e surpreendente. O palato pede o Rosé Malaca, blend do duo algarvio Negra Mole e Castelão, da Sociedade Agrícola da Quinta da Malaca (Tel. 966781841), nas Sesmarias, em Albufeira. Com a empresa Alsafari Tours (Tel. 967461741) caminha pela vinha, prova os vinhos da Malaca e alarga o périplo a outros produtos algarvios num passeio de jipe pelas culturas dos citrinos e produção de cortiça, mel e medronho, culminando com um mergulho numa praia fluvial secreta com cascata.

Morgado do Quintão

Morgado do Quintão

Provar como os fenícios
É nas margens do rio Arade que o clima mediterrâneo com influência atlântica brinda os 12 hectares de solo argiloso calcário, habituados a acolher vinhedos desde que os fenícios trouxeram do oriente o ritual de produzir e beber vinho. História e inovação conjugam-se nesta produtor que aqui se instalou em 2016 e vinificou os primeiros néctares em 2019. Na Arvad (Estômbar. tel. 963396275) – a palavra significa refúgio – pode passear pelas vinhas ou desafiar as correntes do rio Arade, antes de chegar à adega onde decorrem as provas dos vinhos produzidas através das castas tintas como a regional Negra Mole, Alicante Bouschet, Touriga Nacional ou Cabernet Sauvignon, ou das brancas Alvarinho, Arinto e Sauvignon Blanc. Demore-se no alpendre, que ganha pontos na paisagem abrangente ao pôr do sol, momento perfeito para uma degustação dos vinhos com produtos regionais. Há várias opções disponíveis: a mais simples é a Prova das Marés (€17,50) que incluí visita guiada às vinhas e à Adega Arvad seguida de prova; a mais detalhada é a Prova da Descoberta, com quatro vinhos premium, acompanhados de enchidos, queijos e conservas da região (€50).

Adega Arvad

Adega Arvad

Vinhas com arte
Visitar a Quinta dos Vales, no Sítio dos Vales, em Estômbar, no concelho de Lagoa, é pretexto maior para conhecer os vinhos aqui produzidos, bem como descobrir as esculturas e as instalações artísticas espalhadas por esta propriedade de 44 hectares. Pode fazer tudo num dia! Comece pela visita guiada à adega, finalizada com prova de vinhos produzidos a partir das uvas desta propriedade. Apesar de ser acompanhada de pão fresco e azeite, esta prova pode ser complementada por uma seleção de produtos regionais. O terraço panorâmico é o lugar ideal para esta experiência. Se preferir, passeie livremente, de copo na mão, pelas vinhas e pelos jardins, que ganham cores ousadas, graças às coleções “Graces” e “Animalia”. Destas, as esculturas em fibra são ainda utilizadas como tela para as instalações de artistas residentes no Algarve. Eis a combinação perfeita entre vinho com arte, apesar das sugestões vínicas não ficarem por aqui! Entre outras, há o workshop de loteamento em garrafa premium. A finalidade desta ação é criar o próprio lote, composto por vinhos feitos a partir de diferentes castas. No final, leve a garrafa para casa. Se desejar prolongar estes momentos, instale-se nas unidades de alojamento da Quinta dos Vales (Tel. 282431036), oferta que contempla as tipologias 1 e 2, além das vivendas (V2 e V6) e frua deste paraíso.

Quinta dos Vales

Quinta dos Vales

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Algarve, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 8 de julho 2022.

Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!