Alentejo: descer por uma corda até à praia na Zambujeira do Mar e procurar um tesouro
Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Vamos até ao Alentejo?
Na famosa Zambujeira do Mar, ainda há praias escondidas e esta é “um paraíso à espera de ser descoberto”, com uma aventura até chegar ao areal. Em Odemira, há outro areal desconhecido que, diz a lenda, esconde um tesouro… Estes são apenas dois dos 50 segredos para explorar e descobrir na região do Alentejo.
Praia do Tonel
Bela, isolada e de acesso menos óbvio. A Praia do Tonel, na Zambujeira do Mar, é um dos segredos da costa alentejana. Luís Duarte Setúbal, conhece-a bem e diz ser “um paraíso à espera de ser descoberto”. Luís trabalha na Herdade do Touril, nas imediações da praia, e explica que a “aventura” que é descer ao areal afasta muitos banhistas, mas torna este areal “mais cativante” e a experiência “enriquecedora”. Depois de um ziguezagueante troço inicial, seguem-se três zonas mais complicadas, de maior inclinação ou com pedras soltas, e em que se agarra numa corda para manter o equilíbrio. Apesar de a descida ser mais vertiginosa do que o habitual, não é necessário fazer rapel. Terão sido os pescadores a colocar as primeiras cordas, facilitando a pescaria. “Quando chegamos ao areal, damos muito mais valor ao que se encontra, um verdadeiro paraíso que compensa o esforço que tivemos e o medo que se vence”, comenta Luís Duarte Setúbal. O formato da praia, em baía, faz com que a ondulação perca força na rebentação, e com que a água, límpida e cristalina, “tenha uma temperatura um pouco mais agradável”. Admire as estevas na primavera, as gaivotas e os ninhos de cegonhas nas falésias, alguns, a curta distância. Na baixa de maré, procure as grutas. Encontre a “paz de espírito” em comunhão com a natureza e espreite outras praias da zona, como as de Nossa Senhora, dos Alteirinhos. No sentido oposto chega-se ao Cabo Sardão e depois pode prosseguir pelo Trilho dos Pescadores até à Praia do Cavaleiro, também pitoresca e discreta.
Pego das Pias
Luís Guerreiro
Explorar São Salvador Saltar das rochas e procurar um tesouro perdido Siga a pé ou de BTT até à praia selvagem do Pego das Pias, no norte de São Salvador, entre Odemira e São Luís. A erosão da água criou lindas arcadas e espelhos de água num maciço rochoso. Tire partido do fresco da água do rio Mira. Mergulhe a partir das rochas, nade e passeie de caiaque. É um lugar adequado à prática de ioga, ajudada pelo som da corrente quando retoma a forma de ribeira por entre um vale estreito. Praia secreta para a grande maioria dos portugueses, resguardada por vegetação e rochedos, tem concavidades esculpidas pelas águas vitais para animais em tempos de seca. Uma lenda antiga garante que aqui existe um tesouro escondido...
Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto – Alentejo, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 1 de julho 2022.
Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.