Boa Cama Boa Mesa

Pedro Lemos tem novo restaurante no Douro inspirado nas cozinhas de antigamente

8 junho 2022 10:16

Situado na Quinta do Bomfim, no Pinhão, coração do Douro, o novo espaço recupera memórias e aromas das cozinhas de fogões e fornos a lenha com assinatura contemporânea do chef Pedro Lemos e vinhos da família Symington.

8 junho 2022 10:16

Dois importantes legados do Douro juntam-se no novo Bomfim 1896 with Pedro Lemos, que se inspira nos pratos clássicos da região. A escassos metros da Casa dos Ecos, restaurante que o chef abriu em 2019 em parceria com a família Symington, nasce uma nova oferta alicerçada no passado da cozinha duriense, que bebe inspiração “nas cozinhas de grandes chaminés do Douro de antigamente, onde as refeições do dia a dia eram servidas em torno das mesmas, e a confeção a lenha era o “protagonista” principal”, sublinha o chef no comunicado que dá conta da nova abertura, agendada para 10 de junho. À mesa brilham em parceria os vinhos da família Symington, um dos maiores produtores da região, que têm na Quinta do Bomfim, agora com dois restaurantes, adega, sala de provas, museu e loja, uma sala de visitas privilegiada no coração do Douro.

Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Inspirado nas memórias e aromas das cozinhas de fogões e fornos a lenha, combustível proveniente de produção sustentável com respeito pela sazonalidade, o ‘Bomfim 1896 with Pedro Lemos’ celebra a herança da região do Douro com pratos clássicos, reunidos por uma excecional carta de vinhos, onde pontuam “vinhos com longo estágio, vinhos do Porto Single Harvest Tawny (Colheitas) de produção restrita e garrafas raras de Portos Vintage das garrafeiras da família Symington”, esclarecem em comunicado.

Da ementa, fruto de uma criteriosa seleção de produtos, fazem parte pratos de marisco e peixe da costa, carne e de vegetais.

Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Bomfim 1896 with Pedro Lemos

Neste restaurante a oferta gastronómica será uma reflexão da cozinha clássica, do receituário tradicional mas também com algumas abordagens mais contemporâneas. Utilizaremos os melhores Ingredientes de todo o país e não só, iremos trazer à mesa deste restaurante e ao Douro, as melhores matérias primas que se podem encontrar ou desejar, desde os produtos locais mais simples aos mais exclusivos que eram utilizados aquando a preparação de um banquete digno de uma celebração ou visita muito importante”, assinala Pedro Lemos.

"A Quinta do Bomfim é o coração e alma dos Portos Dow’s e há longa data a nossa casa de família no Douro. No encalço do êxito do restaurante pop-up Casa dos Ecos, estamos muito felizes por estabelecer nova parceria com o talentoso chef Pedro Lemos, para mais uma vez criar um restaurante que celebre a gastronomia e os vinhos da nossa região”, detalha, por sua vez, Johnny Symington, Chairman da Symington Family Estates.

O forno a lenha do Bofim189 with Pedro Lemos

O forno a lenha do Bofim189 with Pedro Lemos

O Bomfim 1896 with Pedro Lemos (Quinta do Bomfim, Pinhão. Tel. 254730360) ergue-se no piso superior de um antigo armazém de vinhos, com magníficas vistas sobre o rio Douro. À chegada, de quarta-feira a domingo, entre as 12h00 a 23h00, os clientes podem desfrutar do bar do restaurante antes de passarem à sala principal — encimada por imponentes traves-mestras de madeira —, ou no extenso terraço exterior. A cozinha é em plano aberto, permitindo aos clientes uma visão clara da ação que lá se desenrola.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!