Boa Cama Boa Mesa

Atravessar a ponte de arame que deixou de ligar as margens do Tâmega

7 junho 2022 15:37

Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar,

7 junho 2022 15:37

Já serviu de importante ligação a duas margens, mas enchimento da barragem de Daivões obrigou esta emblemática ponte, construída no início do século XX, em arame e madeira, a mudar de localização. Um segredo que convidamos a descobrir em Ribeira de Pena e que integra os guias Portugal Secreto - Os lugares que os turistas (ainda) não conhecem, oferecidos com o Expresso a partir desta quinta-feira, 9 de junho.

Ponte de arame de Ribeira de Pena

Ponte de arame de Ribeira de Pena

Quando foi mandada contruir pelo padre da terra, Albino Afonso, e concluída em 1913 servindo de ligação às duas margens do Tâmega, entre as freguesias de Salvador e de Santo Aleixo de Além-Tâmega ninguém podia imaginar que um dia esta ponte emblemática mudaria de "casa". Mas a construção da barragem de Daivões e consequente subida das águas, comprometia a existência da estrutura, que ultrapassa os 20 metros de comprimento e está suspensa por mais de 100 cabos de arame torcido. De imediato surgiu a ideia de preservá-la, mudando-a de sítio, mas mantendo-a na região. Atualmente instalada na localidade de Santo Aleixo, a ponte de arame já não atravessa o rio, mas preserva boa parte das características originais e dela avista-se a albufeira. Os pilares em granito que assentavam nos dois lados foram recuperados e as dimensões originais foram mantidas: 20 metros de comprimento e um passadiço em madeira de 1,5 metros de largura. Toda a restante estrutura foi objeto de intervenção e reforçada com aço, arame e madeira.

A antiga localização da ponte de arame

A antiga localização da ponte de arame

Apesar da mudança de localização a ponte continua a integrar a rota Caminho do Abade, um trilho linear, com 6,5 km de comprimento, que percorre caminhos rurais, calçada e troços de asfalto. Com um grau de dificuldade fácil, este percurso liga a Igreja Matriz de Ribeira de Pena à Igreja Matriz de Santo Aleixo de Além-Tâmega. com passagem pela histórica ponte de arame.

Este texto foi adaptado do Guia Portugal Secreto - Porto e Norte, com produção Boa Cama Boa Mesa, oferecido com o Expresso na edição de 9 de junho 2022.

Esta coleção de sete guias divididos pelas regiões de turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Ribatejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), oferecida com o Expresso desta quinta-feira, 9 de junho, e durante sete semanas, convida à descoberta do país em 350 sugestões. As ilustrações de capa são da autoria de Pedro Lourenço.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!