Descubra Alfaiates, a primeira praia fluvial portuguesa “Zero Poluição”
Albufeira de Alfaiates
CM Sabugal
Coincidindo com o início da época balnear, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou a lista das 58 praias que cumprem os requisitos para ostentar o título “Zero Poluição”. Pela primeira vez, uma praia fluvial atingiu este patamar de excelência.
A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável aproveitou a abertura da nova época balnear para anunciar a lista das praias que cumprem os requisitos para ostentar o título “Zero Poluição”. “Uma praia ZERO poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”, explica a associação. Segundo os dados agora anunciados, em 2022, as praias com “Zero poluição” representam apenas 9% do total das 643 zonas balneares em funcionamento, mas ainda assim, a lista cresceu e integra mais cinco areais, com a novidade de, pela primeira vez, existir uma praia fluvial neste exigente grupo.
Praia Fluvial da Albufeira de Alfaiates
CM Sabugal
O que é uma praia “Zero Poluição”?
A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), não só tiveram sempre classificação “Excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela diretivas da União Europeia relativa à gestão da qualidade das águas balneares. Pode consultar AQUI a lista das 58 praias “Zero Poluição”
Albufeira de Alfaiates
CM Sabugal
Albufeira de Alfaiates
Perdida na pacatez raiana e defendida por um pequeno castelo medieval, Alfaiates localiza-se a cerca de 20 km do Sabugal, a sede do concelho. A Praia Fluvial da Albufeira de Alfaiates foi inaugurada em 2017, “depois de se concluir que além das funções de regadio e de pesca iniciais, aquele seria também um excelente local de banhos”, explica o município. As águas da barragem, alimentadas pela ribeira de Alfaiates que desagua no rio Côa, “criam um vasto e tranquilo lençol de água rodeado de suaves encostas arborizadas”. Estas zonas verdes podem também ser percorridas graças ao trilho pedestre assinalado. A praia, classificada pela primeira vez como “Zero Poluição”, dispõe de sanitários, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, parque de merendas zona de esplanada com novo relvado e areal. “As churrasqueiras foram afastadas destas zonas para maior conforto dos banhistas no que toca a fumos”. No bar de apoio explorado pela freguesia há petiscos e hambúrgueres.
Praia Fluvial da Albufeira de Alfaiates
CM Sabugal
Para complementar a oferta de diversão na água, existem diversos insufláveis e a possibilidade de alugar canoas. A estrutura conta com um pequeno parque infantil, campo de futebol e zona para jogo da petanca e a praia é “ponto de encontro não apenas de amigos e famílias, como ainda de banhistas espanhóis, já que a fronteira fica a apenas 25 minutos”, informa a Câmara do Sabugal
Refira-se que Alfaiates integra a rede de Cinco Vilas Medievais do concelho do Sabugal.