Perfeitos para o tempo quente, conheça os irresistíveis vinhos brancos dos Açores
Mineralidade, salinidade, acidez são algumas características marcantes nos vinhos dos Açores, nomeadamente os produzidos no Pico, um terroir único e singular marcado pelos solos vulcânicos e pela forte influência do Atlântico.
Conheça seis vinhos brancos que revelam o terroir vulcânico do Arquipélago e das suas três sub-regiões demarcadas: Pico, Graciosa e Biscoitos, sugeridos por Vasco Paulos, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Açores.
O Frei Gigante 2019, da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, tem “notas sedutoras de fruta madura aliadas à salinidade e mineralidade que conferem a identidade da região” e é ideal para pratos de mar. Da mesma ilha e ano, o Arinto dos Açores by António Maçanita, da Azores Wine Company, é “intenso e rico de aromas” a frutos maduros e notas terrosas associadas à salinidade: a prova dá a “sensação de mergulho no mar”. Boa opção para marisco, o Verdelho & Arinto dos Açores 2019, da Curral Atlantis, revela um “sabor seco e acidez”. É salino e terroso, tem o “caráter do terroir vincado” e final “denso e apetecível”.
Vasco Paulos, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Açores
O Pedras Brancas 2019, da Adega Cooperativa Agrícola da Ilha Graciosa, “cativa pela leveza de aromas, salinidade e mineralidade bem vincada com notas a lembrar maresia, frutos citrinos e herbais”. Da Terceira chega o Magma 2019, da Anselmo Mendes Vinhos. Aprecie as notas terrosas e o suave herbal a envolver, “dando o toque da região”. O sabor é seco, “salino e vibrante”. O Quinta da Jardinete Chardonnay 2019, produzido em São Miguel, tem salinidade suave, é fresco e elegante e os aromas suaves da casta estão “em total equilíbrio com o terroir da ilha”.
Este texto foi adaptado do Guia de Vinhos oferecido pelo Expresso, com produção Boa Cama Boa Mesa, sábado, dia 16 de outubro de 2021.
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes