Passeio Verde

Trilhos, ciclovias e passadiços para descobrir a beleza natural da Ria de Aveiro

11 maio 2022 10:14

BioRia

turismo centro de portugal

Seja junto à costa atlântica ou serpenteando ao longo da Ria de Aveiro, observando a flora e a fauna, onde as famílias de flamingos dão cor à paisagem, descubra sem pressas a biodiversidade e a beleza desta região, entre a Costa Nova e Estarreja.

11 maio 2022 10:14

Chama-se Costa Nova do Prado, por, em tempos, por ali ter existido um verdejante prado, e por oposição a São Jacinto, conhecido como Costa Velha. É o ponto de partida ideal, sentindo a brisa na cara ao mesmo tempo que observa os antigos “palheiros”, umas casas com riscas verticais ou horizontais intercaladas, que eram antigos armazéns de materiais de pesca, ou armazéns de salga da sardinha, e que hoje são residência de férias para os turistas e locais. Por estes dias é obrigatório tirar uma fotografia cheia de cor para as redes sociais e comprovar que a Costa Nova é um postal ilustrado da região de Aveiro.

Costa Nova

Costa Nova

Depois, faça um contemplativo passeio entre as praias da Barra e da Costa Nova, por um dos mais peculiares passadiços nacionais, que liga o Farol da Barra à Avenida do Mar, diferente por ter a meio uma rotunda, mais uma vez, perfeita para uma fotografia. É perfeito para o birdwatching e para começar a ter uma noção da diversidade biológica que vai encontrar pelo caminho. Se preferir ir de bicicleta, opte pelo Caminho do Praião, uma marginal natural junto ao Canal de Mira da Ria de Aveiro, junto à Gafanha da Encarnação, que além de Ecovia é também uma ciclovia, com cerca de 6 km de extensão.

Passadiço entre a Barra e a Costa Nova

Passadiço entre a Barra e a Costa Nova

Para os apreciadores de caminhadas, a Grande Rota da Ria de Aveiro é uma espécie de paraíso na terra, com três percursos que convidam a viagens de descoberta que podem demorar entre 6 e 11 dias. O Percurso Azul tem 130 km e caminhos tão diversos quanto as paisagens e os biótopos de um ecossistema lagunar ímpar em Portugal. Vai passar por zonas de sapal, florestas de pinho plantadas nos cordões dunares que seguram o Oceano, numa rota que revela a diversidade e a riqueza das relações que os seres humanos estabelecem com o mundo natural.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

dr

Já o Percurso Dourado, o maior, com 234 km, percorre e explora paisagens e ecossistemas que do mar e da Ria se estendem às serras e ao vale do Vouga, onde se escondem algumas das mais cénicas e espetaculares cascatas do País. Perfeito para os amantes das bicicletas, inclui a Ecopista do Vouga, atravessa algumas das mais importantes povoações da região. O Percurso Verde é o que mais se afasta da Ria de Aveiro, com 194 km, e proporciona alternativas como caminhos a pé, de bicicleta, com recurso a transportes motorizados ou, nas zonas de ria, pode sempre recorrer à vasta oferta turística náutica para explorações e aventuras sobre a água.

BioRia

BioRia

tuirsmo centro de portugal

Mesmo ao lado, no concelho de Estarreja, a BioRia, é outro dos locais de passagem obrigatória. Visite o Centro de Interpretação Ambiental, estrategicamente localizado no início do Percurso de Salreu, e que é a porta de entrada na Ria de Aveiro, ponto de receção dos visitantes e um polo de dinamização de inúmeras atividades de sensibilização ambiental. O Centro de Interpretação Ambiental em Salreu, é como um mapa de descoberta do património natural da região, graças à rede de Percursos Pedestres e Cicláveis que se estende por 50 km.

Observação de aves na Ria de Aveiro

Observação de aves na Ria de Aveiro

turismo centro de portugal

No meio desta natureza não deixe de observar alguns estaleiros de mariscos e mariscadores, a área lagunar dos campos de arroz e as muitas dezenas de espécies de aves que aqui encontram um habitat único. Passe ainda pela Estação Náutica de Ílhavo, onde diversas empresas de animação turística e operadores marítimo-turísticos oferecem programas de avistamentos da fauna marítima, passeios ou batismos de barco e outros programas de natureza lúdico-cultural. O Museu Marítimo de Ílhavo, o Navio Museu Santo André e o Museu Vista Alegre são também obrigatórios, neste passeio verde pela região Centro de Portugal.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!