Boa Cama Boa Mesa

João Rodrigues sai do restaurante Feitoria: “É tempo de dar vida a um projeto próprio”

22 abril 2022 12:51

fabrice demoulin

Ao fim de 13 anos, fecha-se um ciclo na vida do chef responsável pelo restaurante do Altis Belém Hotel & Spa. Foi nas redes sociais que João Rodrigues anunciou a saída.

22 abril 2022 12:51

"13 anos não são 13 dias, entranham-se na pele. O caminho foi duro, construído com altos e baixos, mas com um saldo francamente positivo, e com muitas conquistas a vários níveis que me orgulham. Mas, chega sempre a altura em que precisamos de fechar ciclos para que outros se abram. Por isso, este passo que dou não é o fim de algo, mas sim o começo de uma nova etapa”. Foi desta forma que o mundo da gastronomia nacional ficou a saber que João Rodrigues abandonava a liderança do restaurante Feitoria, no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, recentemente premiado com um Garfo de Ouro atribuído pelo guia Boa Cama Boa Mesa 2022.

Instagram

Agora, olhos já no futuro e com muita vontade do que aí vem...” escreve João Rodrigues no comunicado informal, publicado na rede Instagram. Questionado pelo Boa Cama Boa Mesa, sobre os próximos passos, o chef e mentor do Projecto Matéria, garante ter “várias possibilidades em cima da mesa, que podem passar por Portugal ou pelo estrangeiro”, mas explica que o o mais importante é o facto de agora existir “uma nova perspetiva, novos horizontes para explorar e liberdade para trilhar caminho novo”. Assume ainda nestas declarações ter “coisas pensadas e várias possibilidades”.

Restaurante Feitoria

Restaurante Feitoria

O último serviço que João Rodrigues dará no restaurante Feitoria será sábado, dia 30 de abril, não estando ainda anunciado o sucessor. Será anunciado em comunicado na próxima semana. Para já, confirma o chef, “o meu foco está no Projecto Matéria e em criar algo, que pode ser muita coisa”. Apontado à segunda estrela Michelin, assume “não era isso que me motivava a continuar, porque há coisas mais importantes. Esta saída não se trata de estrelas”, afirma, “trata-se de dar vida a um projeto próprio”, terminando com o desabafo de que “a vida é feita de ciclos”.

Restaurante Feitoria

Restaurante Feitoria

fabrice demoulin

João Rodrigues entrou no Altis Belém em 2009, como subchefe, e em 2013 tornou-se chef executivo, mantendo a estrela Michelin do restaurante Feitoria nos últimos 11 anos. Foi, em 2016, Chef do Ano, para o guia Boa Cama Boa Mesa e assina semanalmente a página de receitas da Revista E do Expresso. No ano anterior tinha sido distinguido como Chef d' Avenir 2015 pela Internacional Academy of Gastronomy. 2016 é também o ano em que inicia a missão da sua carreira, a relação com produtores nacionais, a sua divulgação e mapeamento, dando vida ao Projecto Matéria, uma iniciativa sem fins lucrativos que mudou radicalmente a forma como o país, os restaurantes e os cozinheiros encaram os pequenos produtores.

O Projecto Matéria integra já 100 produtores, e ganhou o prémio The Game Changer Award 2022, da La Liste, um prémio dado a um chefe ou dono de restaurante que faz campanha para mudar a cultura da cozinha e da indústria em termos de inclusão e diversidade. Também no ano passado, em Huelva, João Rodrigues foi distinguido com o prémio Embaixador da Gastronomia Iberoamericana, no Congresso Gastronómico Binómico.

João Rodrigues, chef do Feitoria, com Francisco Pedro Balsemão

João Rodrigues, chef do Feitoria, com Francisco Pedro Balsemão

josé fernandes

João Rodrigues ambicionava ser biólogo marinho e tem, desde sempre, uma grande proximidade com a natureza e em especial com o mar. Formou-se em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com 21 anos. Ao longo do seu percurso passou pela Bica do Sapato e pelo Pragma, sob a coordenação do chef Fausto Airoldi, e ainda pelo Hotel Ritz Four Seasons, sob a chefia de Stephane Hestin e Sebastien Grospelier. Estava, desde 2011 no Altis Belém Hotel & Spa, e era, desde 2013, chef executivo do restaurante Feitoria (Altis Belém Hotel & Spa, Doca do Bom Sucesso, Lisboa. Tel. 210400200), e do restaurante Rossio Gastrobar, no hotel Altis Avenida (Rua 1º de Dezembro 118, Lisboa. Tel. 210440018).

Restaurante Feitoria

Restaurante Feitoria

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!