Conheça a nova Chave de Platina do Boa Cama Boa Mesa no Alentejo

Depois de 15 anos como Chave de Ouro, a Herdade da Malhadinha Nova, perto de Beja, conquista em 2022 a mais alta distinção atribuída à hotelaria em Portugal.
Depois de 15 anos como Chave de Ouro, a Herdade da Malhadinha Nova, perto de Beja, conquista em 2022 a mais alta distinção atribuída à hotelaria em Portugal.
Começou como um pequeno hotel de charme, nos arredores de Albernoa, muito perto de Beja, com 10 quartos de uma elegância rara, sofisticados, onde a primazia era dada aos hóspedes, para que cada visita fosse inesquecível, com programas de atividades e de lazer desenhadas à medida. Depois, decidiu crescer, triplicar a oferta de alojamento, sempre com o bom gosto e a sofisticação como fio condutor. O resultado está à vista. Na edição de 2022 do Boa Cama Boa Mesa, nas bancas desde 8 de abril, a Herdade da Malhadinha Nova conquista Chave de Platina, galardão entregue a apenas quatro hotéis nacionais.
Rita Soares, CEO da Herdade da Malhadinha Nova, assume ser “com uma alegria imensa que partilhamos, em nome de toda a família e equipa, esta enorme distinção. Estar entre um número tão restrito dos melhores hotéis de Portugal, é uma grande conquista”. Orgulha-se de, "durante 15 anos consecutivos, ter recebido o prémio Chave de Ouro, como sinal de consistência e inovação constantes”, mas, reflete, “esta ascensão para Platina dá-nos ainda mais energia e responsabilidade para continuar a caminhar no sentido da excelência e a partilhar o que de melhor Portugal, o Alentejo e a Malhadinha têm para oferecer: o espaço, o tempo, a natureza, a paixão e o prazer em partilhar e receber."
Na edição deste ano do guia Boa Cama Boa Mesa pode ler-se que “Imparável, a família Soares promete boas novas para 2022! A recuperação do Spa, constituído por três salas, cada uma com jacuzzi e enormes janelas, com vista para a envolvente, é apenas o “levantar do véu” das novidades. Mas mais novidades virão. Até lá, respire os aromas e renda-se aos sons da Natureza, saiba mais sobre a biodiversidade e faça parar o tempo. Comece esta viagem na receção, instalada no edifício, cujo espaço é partilhado pela loja e pela taberna, onde decorrem as provas vínicas”.
A descrição, sobre a Herdade da Malhadinha Nova continua: “Escolha um dos 30 quartos e suítes (a partir de €500), divididos pelas cinco unidades de alojamento espalhadas pelos 450 hectares desta propriedade – Monte da Peceguina, Casa do Ancoradouro, Casa da Ribeira, Casa das Artes e Ofícios, Casa das Pedras - e a casa localizada em Albernoa, a Venda Grande. Todas primam por materiais locais, peças de design, louças sofisticadas, cores orgânicas, muito conforto. As atividades resultam em experiências românticas, relaxantes, equestres, de desporto e aventura, enófilas e dotadas de boa comida. Frua do campo e faça dos piqueniques uma festa!”
Mas esta não é a única referência à Herdade da Malhadinha Nova na edição de 2022 do guia Boa Cama Boa Mesa. Também o restaurante da Herdade merece destaque, pela “ligação à terra e a aposta no “km zero”, realidades crescentes, graças à aposta nos hortícolas colhidos na horta biológica desta propriedade. A fruta idem. Acresce o pão feito aqui a partir dos cereais colhidos na herdade, bem como a carne e o azeite. Os pratos são elaborados com desvelo por Rodrigo Madeira e com o cunho do mestre Joachim Koerper. A lista vínica, predominada pelas referências desta casa, contém uma criteriosa seleção de outras regiões do país e de além-fronteiras (preço médio €55).
Já em novembro de 2021 a Herdade da Malhadinha Nova tinha sido reconhecida internacionalmente. Os Prémios Condé Nast Traveler 2021 entregaram à unidade, dirigida por Rita Soares, o prémio “Melhor Escapada Internacional 2021”. Sobre a Herdade da Malhadinha Nova, a Condé Nast Traveler refere: “Os horizontes alentejanos parecem ainda mais infinitos pelas janelas das novas villas deste recente membro da Relais & Châteaux. Apesar das novidades, a hospitalidade oferecida pela família Soares - e pelo chef Joachim Koerper - tem raízes tão profundas como as das oliveiras e vinhas da propriedade”.
Páscoa na Malhadinha
Os personagens de banda desenhada Asterix e Obélix, da mítica obra francesa de Albert Uderzo e René Goscinny, serão os protagonistas de um conjunto de aventuras e experiências desenhadas a pensar no fim de semana prolongado de Páscoa. Há um chá das cinco inspirado nas poções mágicas do druida Panoramix, adaptadas com as ervas energéticas do Alentejo e acompanhadas por doces caseiros, os pratos preferidos do esfomeado Obélix servem de inspiração para as especialidades gastronómicas dos jantares e almoços. Também haverá torneio de ténis, destreza no arco e flecha e paintball, assim como atividades para os mais novos, como a missão de caça aos ovos da Páscoa e uma sessão de cinema do primeiro filme de adaptação das obras.
A Herdade da Malhadinha Nova (Herdade da Malhadinha Nova, Albernoa. Tel. 284 965 432) não encerra. Já o restaurante serve refeições de terça-feira a sábado.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook, no Instagram e no Twitter!
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: bcbm@impresa.pt