Páscoa: Borrego do Alto Alentejo à mesa em mais de 100 restaurantes
Entre os dias 8 e 24 de abril o Alto Alentejo vai ser palco da primeira edição da quinzena gastronómica Terras do Borrego’22. Esta iniciativa pretende afirmar o concelho de Sousel como a Capital do Borrego
Ao todo, são mais de 100 os restaurantes dos concelhos do distrito de Portalegre, como Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel que entre os dias 8 e 24 de abril vão ter o Borrego do Alto Alentejo como prato principal na ementa. Além da afirmação do concelho de Sousel como Capital do Borrego, é lançada uma marca e há um vasto programa de valorização do território programado. Baseia-se na importância económica do gado ovino, que mereceu já a classificação de qualidade IGP (Indicação Geográfica Protegida) do Borrego do Nordeste Alentejano.
Terras do Borrego’22
Assim, ao visitar Sousel e os restantes municípios do Alto Alentejo, ao longo dos 15 dias que correspondem ao período pascal, vai poder provar diferentes receitas de borrego tradicionais, como as famosas costeletas e o ensopado. A lista de espaços de restauração e hotelaria aderentes pode ser consultada na página oficial do evento ou nas redes sociais do projeto como o Facebook e o Instagram.
Terras do Borrego’22
A primeira edição das Terras do Borrego’22 conta com a assinatura premium de Jorge Peças, natural de Sousel e chef do Convento do Espinheiro, em Évora, que confecionou o prato estrela do evento, um “Assado lento de borrego com acelgas” e será servido em muitos dos estabelecimentos. Para assinalar o primeiro ano desta iniciativa, a Câmara Municipal de Sousel tem ainda agendadas uma série de atividades culturais, que inclui atuações musicais, sessões literárias e um mercado de rua.
Esta quinzena gastronómica irá ocorrer todos os anos na mesma época, pretendendo afirmar-se como uma referência gastronómica, apoiar a economia local e contribuir para o desenvolvimento turístico de Sousel e da região. Sousel é uma referência nacional e internacional na criação de gado ovino desde tempos imemoriais. Ao longo dos séculos, a polaridade de pequenos produtores fizeram com que a cultura desta região ficasse intimamente ligada ao borrego.